Pandemia e a Saúde Mental do Professor
Resumo
Este artigo contempla um assunto bastante discutido nos dias de hoje, por ocasião da pandemia do Coronavírus; a saúde mental do professor. Sabe-se que este assunto já está sendo discutido há vários anos e agora no inicio da década de 2020, ele se tornou atualíssimo por ocasião das aulas remotas que se tornaram obrigatórias por ocasião da Pandemia do COVID-19. A saúde mental é o que há de mais importante para que todo profissional possa exercer bem sua função em todo e qualquer ambiente e o professor por ter mudado drasticamente seu modo de ministrar aulas. Este estudo é uma pesquisa bibliográfico que tem como objetivos: discutir o processo de adoecimento mental dos professores por ocasião do ensino remoto, questionar a grande tensão sofrida por eles durante o seu trabalho e visualizar maneiras de como encarar esta situação com menos sofrimento mental. Ansiedade e estresse foram os que mais acometeram o professorado, levando ao adoecimento mental. O grande acúmulo de trabalho também contribui para eles se tornassem mais vulnerável a doenças. Preservar nossa saúde mental e física é de suma importância, pois precisamos estar bem emocionalmente para lidar com tantas adversidades que está ao nosso redor.
Referências
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede: Revista de Educação a Distância. v. 7, n. 1, 2020, p. 257-275. Disponível em: Acesso em: 10/07/2020.
BEHAR, Patricia Alejandra; O ensino Remoto emergencial e o ensino a distância, disponível : [link]. acesso em 15 de janeiro de 2021.
BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 78, p. 117-42, 2002. Disponível em: Acesso em: 19 de jul. de 2020.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de Março de 2020. Disponível em: [link]. Acesso em 22 de set. de 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 25 de set. de 2021.
CATINI, Carolina. O trabalho de educar numa sociedade sem futuro. Blog da Boitempo. São Paulo: jun. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 de set. de 2021.
DIEHL, L.; MARIN, A. H. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 7, nº 2,p. 64-85, dez. 2016.
DORSCH, Friedrich; HÄCKER, Hartmut; STAPF, Kurt-Hermann (Coord.). Dicionário de psicologia Dorsch. Petrópolis: Vozes, 2001. DUSSEL, Inês; CARUSO, Marcelo. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.
FRANCIOSI, B.R.T.I.; MEDEIROS, M. F. e COLLA, A. L. (2003) Caos, Criatividade e Ambientes de Aprendizagem. In: MEDEIROS, Marilú F.; FARIA Elaine T. (Orgs.). Educação a Distância – Cartografias Pulsantes em Movimento. EDIPUCRS. Cap. 7, p. 129-149.
LEAL, Luiza T. Almeida., FREITAS, C. D. R. (2020). Saúde Mental dos Professores de uma Universidade do Rio Grande do Sul. [link]. Acesso em 17 de setembro de 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MASSAGUER, M. A escola é nossa. O diálogo e a confiança mútua: Instrumentos para a convivência e a disciplina no Ensino Fundamental. In: ANTUNES, S. et al. Disciplina e convivência na instituição escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002, p.65-72.
MOREIRA, D. Z.; RODRIGUES, M. B. “Saúde mental e trabalho docente”. Estudos de Psicologia, vol. 23, n. 3, 2018.
MOREIRA, Patrícia Justo. Tic na Escola Contemporânea: Possibilidades para a Prática Pedagógica Educomunicativa na Educação Básica. Tese de doutorado. 2016. Universidade do Estado de Santa Catarina – PPGE/UDESC. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000024/0000248f.pdf. Acesso em 25 de set. de 2021.
NÓVOA, Antônio. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NÓVOA, Antonio. Os professores e o novo espaço público da educação. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude (Org.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008.
OLIVEIRA, C. R.; Silva, B. M.; MIELKE, F. B.; BENITES, P. B.; MOREIRA, R. M.; POLETTO, S.; CUNHA, W. N. Saúde Mental na Escola em Tempos de Pandemia: Guia Prático para Professoras e Professores. 2021. Porto Alegre. Disponível em: [link]. Acesso em 25 de set. de 2021.
OLIVEIRA, E. C; SANTOS, V. M. Adoecimento Mental Docente em Tempos de Pandemia / Teaching Mental Health In Pandemic Times. Salutem Scientia Spiritus (En línea), v. 6, n. 1, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em 25 de set. de 2021.
PATRÍCIO, Patrícia. São deuses os professores? São Paulo: Papirus, 2005.
PEREIRA, H. P.; SANTOS, F. V.; MANENTI, M. A.. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 9, p. 26-32, 2020.
PEREIRA, L. L. I. Dissertação. Saberes do bom professor: Estudo sobre características profissionais de professores em curso de licenciatura. Guarulhos: 2000.
PILETTI. Nelson. Psicologia educacional. São Paulo. Editora Ática. 2003.
PONTES, F. R.; ROSTA, M. H. S. G. Precarização do trabalho do docente e adoecimento: COVID-19 e as transformações no mundo do trabalho, um recorte investigativo. Revista Thema. v.18. Especial. 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Ana%20Abadia/Downloads/1923-Texto%20do%20Artigo-9477-1-10-20200921.pdf. Acesso em 25 de set. de 2021.
SCHMIDT, B. et al. “Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19)”. Estudos de Psicologia, vol. 37, maio, 2020.
SHAW, K. Collegesexpand VPN capacity, conferencingtoanswer COVID-19. Network World (online), Apr 2, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de set. de 2021.