A Eduação de Jovens e Adultos e seu Ensino em Cuiabá/MT: Reflexão com o Olhar de um Docente

  • Jusimeire Auxiliadora Pinto Viana SEDUC-MT
  • Sueli Correia Lemes Valezi IFMT

Resumo


Este artigo apresenta reflexões acerca da prática docente voltada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é apresentar uma reflexão pautada em experiências vivenciadas como docente neste programa de ensino. A metodologia utilizada se pauta em uma revisão bibliográfica e reflexão acerca de algumas contribuições dessa missão do educador nesse processo de ensino na EJA. No desenvolvimento são apresentados os conceitos da Educação de Jovens e Adultos segundo Paulo Freire, a modalidade de ensino EJA e Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), assim como a inclusão o contexto histórico da educação de jovens e adultos em Cuiabá/MT. Em conclusão, o docente deve refletir sobre a sua prática em sala de aula, assumir uma postura mais atualizada, criando e recriando alternativas pedagógicas adequadas a partir das necessidades apresentadas pelos seus alunos.

Palavras-chave: Aprendizagem para todos, Prática, Vivência

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Publicado
08/11/2021
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VIANA, Jusimeire Auxiliadora Pinto; VALEZI, Sueli Correia Lemes. A Eduação de Jovens e Adultos e seu Ensino em Cuiabá/MT: Reflexão com o Olhar de um Docente. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2663-2673. ISSN 2447-8776.