A Eduação de Jovens e Adultos e seu Ensino em Cuiabá/MT: Reflexão com o Olhar de um Docente
Resumo
Este artigo apresenta reflexões acerca da prática docente voltada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é apresentar uma reflexão pautada em experiências vivenciadas como docente neste programa de ensino. A metodologia utilizada se pauta em uma revisão bibliográfica e reflexão acerca de algumas contribuições dessa missão do educador nesse processo de ensino na EJA. No desenvolvimento são apresentados os conceitos da Educação de Jovens e Adultos segundo Paulo Freire, a modalidade de ensino EJA e Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), assim como a inclusão o contexto histórico da educação de jovens e adultos em Cuiabá/MT. Em conclusão, o docente deve refletir sobre a sua prática em sala de aula, assumir uma postura mais atualizada, criando e recriando alternativas pedagógicas adequadas a partir das necessidades apresentadas pelos seus alunos.
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei nº 9.394/96). Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 22 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP, nº 05 de 13 de dezembro de 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf. Acesso em 25 de ago. de 2021.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos (VI CONFINTEA) / Ministério da Educação (MEC). – Brasília: MEC; Goiânia: FUNAPE/UFG, 2009. Disponível em: [link]. Acesso em 3 de out. de 2021.
DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, VERA. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cadernos Cedes, v. 21, p. 58-77, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. (2013) São Paulo: Paz e Terra, 1997. 54 p. Disponível em: [link]. Acesso em 14 de ago. de 2021.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. 116 p. Disponível em: [link]. Acesso em 23 de set. de 2021.
GADOTTI, Moacir. Educar adultos hoje na perspectiva de Paulo Freire. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 35, n. 1, p. 31-40, 2001.
IZA, Djane; BENITES, Larissa, Et.al. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, nº 2, p. 273-292, 2002. Disponível em: [link]. Acesso em 12 de set. de 2021.
LIMA ANDRADE, Poliana da Silva; SOARES, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira. Considerações em torno da política linguística da Libras e da educação bilíngue libras/língua portuguesa na educação de jovens e adultos surdos. Revista Educação e Linguagens, v. 8, n. 14, 2019.
LIMA. Tânia Maria de; CRUZ. Ana Cristina da; SILVA. Adelmo Carvalho da, Políticas de Currículo no Impactos das Tecnologias nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A JUVENTUDE. Cuiabá, 2014.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Conselho Estadual de Educação do Mato Grosso. Resolução nº 177/2002 - CEE/MT. Aprovação do Programa da Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso. Cuiabá, Diário Oficial do Estado do Mato Grosso (DOEMT), 26 de jun. de 2002.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Conselho Estadual de Educação do Mato Grosso. Resolução nº 180/2000/CEE/MT. Fixa normas para a oferta da Educação de Jovens e Adultos no Sistema Estadual de Ensino. Cuiabá, Diário Oficial do Estado do Mato Grosso (DOEMT), 22 de ago. de 2000.
MOLL, Jaqueline, org. Educação de Jovens e Adultos. Porto Alegre: Mediação, 2004. 143 p.
SEMEGHINI, Ulysses Cidade. Fundef: uma revolução silenciosa. Brasília: MEC, 2001.
STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides; Zitkoski, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Autêntica, 2015. 448 p.