Tempo Livre, Lazer e Escola: Escolhas, Lugares e Parceiros dos Alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de Cuiabá

  • Ana Carrilho Romero Grunennvaldt UFMT
  • Lais Sandi Foganholo UFMT
  • Sara Diniz Santos UFMT
  • José Tarcísio Grunennvaldt UFMT

Resumo


O trabalho apresenta uma ação desenvolvida pelos integrantes do Pibid/Faculdade de Educação Física/UFMT/Campus Cuiabá e a equipe de uma escola pública da rede estadual de Cuiabá. O questionário foi o instrumento de coleta de dados; seu registro e análise via portfólio, retrata a compreensão dos alunos do ensino fundamental em relação ao tempo livre. Constatamos que as práticas acionadas na ocupação do seu tempo livre são: a interação com os aparatos tecnológicos e digitais; as atividades triviais do cotidiano e as práticas esportivas. A casa é o lugar do seu usufruto e os parceiros também são desse ambiente.

Referências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 jun. 2024.

BARBOSA, F. S.; MARCELLINO, N. C.; MARIANO, S. H. As Cidades e o Acesso aos Espaços e Equipamentos de Lazer. Impulso, Piracicaba, 17(44): 55-66, 2006.

BRACHT, Valter. A educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser (elementos de uma teoria pedagógica para a educação física). Ijuí: Ed. Unijuí, 2019.

COSTA, M. V.; SILVEIRA, R. H.; SOMMER, L. H. Estudos Culturais, Educação e Pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 23, p. 36-61, maio-ago. 2003.

ELIAS N.; DUNNING, E. A busca da excitação. Difel. Difusão Editorial Lda. Lisboa, 1992.

GRUNENNVALDT, J. T.; GRUNENNVALDT, A. C. R.; COLETTO, E. R. As representações do lazer da população de Sinop-MT. In. GRUENNVALDT, et al. (orgs.) O esporte e o lazer na configuração da sociabilidade de fronteira. Cuiabá: EdUFMT. 2015.

MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas. Autores Associados, 2006.

SACRISTÁN, J. G; GÓMEZ, A. P. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.
Publicado
11/11/2024
GRUNENNVALDT, Ana Carrilho Romero; FOGANHOLO, Lais Sandi; SANTOS, Sara Diniz; GRUNENNVALDT, José Tarcísio. Tempo Livre, Lazer e Escola: Escolhas, Lugares e Parceiros dos Alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de Cuiabá. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1-9. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32650.