Contribuições da Análise do Comportamento para a Atuação de Políticas Públicas Educacionais de Perspectiva Inclusiva

  • Amanda Ellen Almeida da Mata UFMT
  • Luiz Alexandre Barbosa de Freitas UFMT

Resumo


O acesso de estudantes com deficiência às escolas de ensino regular aumentou, porém, a permanência e a aprendizagem desses/as estudantes ainda não são garantidas. Um caminho para garantir a aprendizagem desses/as estudantes é o planejamento individualizado de condições de ensino. A Análise do Comportamento apresenta um histórico de preocupação com as questões educacionais de aprendizagem fornecendo subsídios para a realização desses planejamentos. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar as contribuições dessa abordagem para a inclusão educacional a partir das suas concepções de ser no mundo, de educação e de desenvolvimento humano
Palavras-chave: Análise do Comportamento, Inclusão Escolar, Planejamento do Ensino

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Publicado
11/11/2024
MATA, Amanda Ellen Almeida da; FREITAS, Luiz Alexandre Barbosa de. Contribuições da Análise do Comportamento para a Atuação de Políticas Públicas Educacionais de Perspectiva Inclusiva. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 20-29. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32652.