O que Revelam os Registros das Professoras a Respeito dos Fazeres das Crianças na Educação Infantil?
Resumo
Este trabalho, destinado ao SemiEdu 2024, trago dados iniciais da minha pesquisa do Mestrado em Educação pela UFR, na linha Educação, cultura e diferenças, intitulado “O que revelam os registros das professoras sobre as ações das crianças na Educação Infantil?”, visa analisar a intencionalidade e a função dos registros na Educação Infantil. Apresento algumas problematizações suscitadas até o momento em meu estudo, que são as concepções de: Documentação Pedagógica, Documento e Registro, na/da Educação Infantil. A pesquisa é empírica de cunho qualitativo, incluindo análise de documentos, teorias e pesquisa bibliográfica para fundamentar os resultados investigará a concepção, a intencionalidade, frequência e visibilidade dos registros feitos pelas professoras, destacando a documentação como ferramenta pedagógica essencial e a criança como um ser culturalmente rico e historicamente constituído. O estudo toma campo de investigação em duas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Primavera do Leste, MT.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC/SEB, 2017.
_______. Ministério da Educação. Parecer CNE /CEB n. 20, de 11 de novembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica, 2009
CROCHÍK José Leon. Educação inclusiva e preconceito Desafios para a prática pedagógica III Congresso Brasileiro de Educação Inclusiva, em Salvador - BA, em 2011.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As Cem Linguagens da Criança: Volume 1: A Abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Penso Editora, 2015.
FARIA, A. L. G. de; BARBOSA, M. C. S.; MELLO, S. A. Documentação pedagógica: teoria e prática. 2a edição. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2018.
FOCHI, Paulo Sergio. A documentação pedagógica como estratégia para a construção do conhecimento praxiológico: o caso do Observatório da Cultura Infantil-OBECI. São Paulo, 2019.
FOCHI, Paulo. Mini-histórias: rapsódias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil-OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2019.
FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. Cadernos de Pesquisa, n. 49, p.,1984.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999. (capítulos 1 e 3). Disponível em: [link]
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
HOYUELOS, Alfredo. La estética en el pensamiento y obra de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro, 2006.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; PASCAL, Christine. Documentação Pedagógica e Avaliação na Educação Infantil: Um Caminho para a Transformação. Tradução de Alexandre Salvaterra; revisão técnica: Júlia Oliveira-Formosinho, Mônica Appezzato Pinazza, Paulo Fochi. Porto Alegre: Penso, 2019.
PROENÇA, Maria Alice. O registro e a documentação pedagógica: entre o real e o ideal...o possível. São Paulo: Panda Educação, 2022.
SOUZA, Gláucia de. Tecelina. Porto Alegre: editora Projeto, 2002