O que Revelam os Registros das Professoras a Respeito dos Fazeres das Crianças na Educação Infantil?

  • Sonia dos Santos Pinheiro UFR
  • Viviane Drumond UFR

Resumo


Este trabalho, destinado ao SemiEdu 2024, trago dados iniciais da minha pesquisa do Mestrado em Educação pela UFR, na linha Educação, cultura e diferenças, intitulado “O que revelam os registros das professoras sobre as ações das crianças na Educação Infantil?”, visa analisar a intencionalidade e a função dos registros na Educação Infantil. Apresento algumas problematizações suscitadas até o momento em meu estudo, que são as concepções de: Documentação Pedagógica, Documento e Registro, na/da Educação Infantil. A pesquisa é empírica de cunho qualitativo, incluindo análise de documentos, teorias e pesquisa bibliográfica para fundamentar os resultados investigará a concepção, a intencionalidade, frequência e visibilidade dos registros feitos pelas professoras, destacando a documentação como ferramenta pedagógica essencial e a criança como um ser culturalmente rico e historicamente constituído. O estudo toma campo de investigação em duas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Primavera do Leste, MT.

Palavras-chave: Registro, Documentação Pedagógica, Educação Infantil

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Publicado
11/11/2024
PINHEIRO, Sonia dos Santos; DRUMOND, Viviane. O que Revelam os Registros das Professoras a Respeito dos Fazeres das Crianças na Educação Infantil?. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 50-60. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32655.