Construções de Saberes por meio da Gamificação Literária: Jogando com a Leitura

  • Éder Gomes UFMT

Resumo


Neste artigo, realizamos uma reflexão fundamentada na proposta teórico-metodológica do conceito de dialogismo formulado por Bakhtin, para investigar a forma como as narrativas dos jogos educacionais são elaboradas. O estudo possui dois objetivos principais: (i) entender o processo de desenvolvimento das narrativas em plataformas digitais e (ii) analisar os elementos dialógicos conforme a perspectiva de Bakhtin, a partir das leituras de autores que contribuem para analisa mais aprofundada em torno do assunto. Embora nossa pesquisa ainda esteja em fase de desenvolvimento, já é possível perceber que essa nova abordagem da leitura transforma e enriquece o acesso à literatura. E considerando o processo gamificado segue caraterísticas advindas dos games, tais como, narrativas, recompensas e feedbaks, cooperação, competição, níveis, missões, interatividade e diversão.

Palavras-chave: Palavra 1, Palavra 2, Palavra 3

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Publicado
11/11/2024
GOMES, Éder. Construções de Saberes por meio da Gamificação Literária: Jogando com a Leitura. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 99-107. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32660.