Olhar Pedagógico: Aprendizagem da Língua Inglesa e a Tradução Pedagógica
Resumo
O Essa pesquisa é fruto da participação no minicurso “Tradução Pedagógica e Literatura Inglesa”, oferecido de forma presencial, pela UFR, ministrado pela nossa orientadora de Mestrado. O estudo tem o propósito de analisar se a utilização da tradução como ferramenta pedagógica pode auxiliar no processo de aprendizagem de um novo idioma, o inglês e desenvolver atividades para estudantes do 6º ano de uma escola pública. Conclui-se que a tradução pedagógica se apresenta como uma alternativa promissora para o ensino de línguas estrangeiras, com potencial para transformar as práticas pedagógicas e promover o aprendizado significativo dos estudantes.
Palavras-chave:
Tradução Pedagógica, Língua Inglesa, Ensino-aprendizagem
Referências
AUSUBEL, David. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
BERBER SARDINHA, Tony Beber. Linguística de Corpus: Histórico e Problemática (Corpus Linguistics: History and Problematization). In: D.E.L.T.A., v. 16, n. 2, ano 2000.
BERBER SARDINHA, Tony Berber. et al. PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE LÍNGUAS COM BASE EM CORPORA. In:The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, v. 38 n. 1 jan-jul 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, SP: Atlas. 1999.
JOBIM E SOUZA, Solange & PEREIRA, Rita Marisa Ribes. Infância, conhecimento e contemporaneidade. In: KRAMER, Sonia & LEITE, Maria Isabel (Orgs.). Infância e Produção Cultural. Campinas: Papirus, 1998.
LEONARDI, V. The role of pedagogical translation in second language acquisition: from theory to practice. Bern: Peter Lang, 2010.
PINTO, P. T.; GARCIA, D.W.; SERPA, T. Caderno de atividades de aprendizagem movida por dados. Campinas: Pontes, 2022.
SMITH, Bernard. The last photo. Pearson Education Ltd, 2015.
TESSARO, Annye Cristiny. A tradução no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras a distância: o curso de Letras-Espanhol da UFSC. 2012. 234 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
BERBER SARDINHA, Tony Beber. Linguística de Corpus: Histórico e Problemática (Corpus Linguistics: History and Problematization). In: D.E.L.T.A., v. 16, n. 2, ano 2000.
BERBER SARDINHA, Tony Berber. et al. PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE LÍNGUAS COM BASE EM CORPORA. In:The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, v. 38 n. 1 jan-jul 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, SP: Atlas. 1999.
JOBIM E SOUZA, Solange & PEREIRA, Rita Marisa Ribes. Infância, conhecimento e contemporaneidade. In: KRAMER, Sonia & LEITE, Maria Isabel (Orgs.). Infância e Produção Cultural. Campinas: Papirus, 1998.
LEONARDI, V. The role of pedagogical translation in second language acquisition: from theory to practice. Bern: Peter Lang, 2010.
PINTO, P. T.; GARCIA, D.W.; SERPA, T. Caderno de atividades de aprendizagem movida por dados. Campinas: Pontes, 2022.
SMITH, Bernard. The last photo. Pearson Education Ltd, 2015.
TESSARO, Annye Cristiny. A tradução no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras a distância: o curso de Letras-Espanhol da UFSC. 2012. 234 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
SOUZA, Elivan Oliveira Gomes de; OLIVEIRA, Maria Inês de Farias; BONALUMI, Emiliana Fernandes.
Olhar Pedagógico: Aprendizagem da Língua Inglesa e a Tradução Pedagógica. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 127-135.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32663.