Contribuições para Alfabetização na Etnia Bakairi

  • Valéria Lopes Redon Docente da rede Municipal-Londrina-PR
  • Beleni Saléte Grando UFMT
  • Esther Pillar Grossi Geempa

Resumo


Este trabalho apresenta a pesquisa de doutorado em andamento, vinculada ao projeto de extensão Ação Saberes Indígenas na Escola (Asie) do grupo Corpo, Educação e Cultura (Coeduc) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). A pergunta central é: quais concepções sobre alfabetização os/as professores/as Bakairi irão reelaborar e/ou permanecer com a formação-ação-intercultural em interlocução com o pós-costrutivismo? O objetivo geral é compreender as concepções sobre alfabetização antes, durante e depois da formação-ação-intercultural. Utilizamos a metodologia formação-ação-intercultural, construída pelo Coeduc, visando uma ação planejada para a desconstrução de preconceitos e da colonialidade. Aqui, trazemos um recorte do trabalho em andamento.
Palavras-chave: Formação-ação-intercultural, Bakairi, Pós-construtivismo

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Publicado
11/11/2024
REDON, Valéria Lopes; GRANDO, Beleni Saléte; GROSSI, Esther Pillar. Contribuições para Alfabetização na Etnia Bakairi. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 136-143. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32664.