O Método Comparado em Educação de Geroge Z. F. Bereday
Resumo
Este artigo analisa o Método Comparado em Educação de Bereday, por meio de uma revisão histórica das diferentes abordagens em educação comparada. Conclui-se que o método é positivista, embora sua importância para o campo dos estudos comparados, permanece restrito devido sua base teórica. Portanto, para incorporar análises que considerem as dimensões culturais, econômicas, políticas, ideológicas, sociais e de gênero, objetivando fornecer dados robustos para a formulação de políticas educacionais, especialmente de formação de professores, voltadas para a equidade e a justiça social, consideramos que é mandatória a integração teórica de seu método com bases epistemológicas que superem a dimensão positivista.
Palavras-chave:
Estudos comparados, Base epistemológica, Educação Comparada
Referências
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
CÂMARA, Débora Dutra Pinheiro; QUEIRÓS, Wellington Pereira de.
O Método Comparado em Educação de Geroge Z. F. Bereday. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 218-227.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32673.