Caminhos Conectados: Explorando a Integração Criativa entre Matemática, Ciências e Tecnologia no Desenvolvimento de Atividades Interdisciplinares
Resumo
Esse projeto de pesquisa explorará a integração entre Matemática, Ciências e Tecnologia no 5º ano do Ensino Fundamental, através de atividades interdisciplinares. Seu objetivo é estimular o aprendizado e o interesse dos alunos nessas áreas. A revisão de literatura enfatiza a importância da interdisciplinaridade na formação dos estudantes. De natureza qualitativa e exploratória, com estudo de campo, será desenvolvido numa escola estadual de Várzea Grande-MT. A produção de dados incluirá observação em sala de aula, produção dos alunos, registro fotográfico, gravação em áudio e vídeo e entrevista com os professores1 regentes.
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; OLIVEIRA, Anderson Araujo. (Org.); TRINDADE, Diamantino Fernandes. (Org.); TAVARES, Dirce Encarnacion. (Org.); SOUZA, Fernando Cezar. (Org.); YARED, Ivone. (Org.); LEBRUN, Johanne. (Org.); GUIMARAES, Maria José Eras. (Org.); JOSÉ, Mariana Aranha Moreira. (Org.); MIRANDA, Raquel Gianolla. (Org.); SANTO, Ruy Cezar do Espirito. (Org.); LIMA, Sonia Regina Albano de. (Org.). O que é Interdisciplinaridade? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2016. v. 3000. 199p.
GARDAS, Jair Bevenute; SILVA, Corrêa da Mota. Interdisciplinaridade no contexto educacional. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, nº 000071. v.1, ago 2015. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2002.
LÖSCH, Silmara.; RAMBO, Carlos Alberto.; FERREIRA, Jacques Lima de. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023141, 2023. e-ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17958
LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
POMBO, Olga. Interdisciplinaridade: ambições e limites. Lisboa: Relógio d’Água, 2004.