Educação Intercultural e Povos Indígenas: Premissas para a Realização de um Projeto Contra-Hegemônico e Interdisciplinar que Equilibre Igualdade e Diferença

  • Bruna Silveira Roncato Aguiar UFMT
  • Rafaela Fratini Belzunces UFMT

Resumo


O trabalho propõe uma reflexão acerca das premissas que circundam o debate envolvendo a Educação Intercultural e os Coletivos Indígenas, enfatizando a contribuição das teorias pós-coloniais como uma via interessante para tal análise uma vez que trabalham e atuam no sentido de impulsionar processos que permitam construir espaços de intercâmbio e diálogo entre sentidos e práticas distintas; além de operar no sentido de desvelar as relações de poder que permeiam as trocas culturais. Conclui-se que somente a articulação dos princípios da igualdade e da diferença poderá realizar justiça social, sobretudo em contextos marcados por uma história colonial que combinou diferentes tipos de exclusão e violação de direitos.
Palavras-chave: Educação intercultural, Povos Indígenas, Teoria pós-colonial

Referências

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n.11, p. 89-117, mai.-ago. 2013.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

BELLO, Álvaro. Etnicidad y Ciudadanía en America Latina – la acción colectiva de los pueblos indígenas. Chile: Comisión Econômica para América Latina y el Caribe (CEPAL), 2004.

BONNICI, T. Introdução ao estudo das literaturas pós-coloniais. Mimesis, Bauru, v. 19, n.1, p. 7-23, 1998.

CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, p. 13-37, 2008.

CORBETTA, Silvina. Políticas educacionais e interculturalidade na America Latina: estado da arte (2015-2020). Buenos Aires, Escritório para a América Latina do Instituto Internacional de Planejamento Educacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2021.

CASTRO-GOMEZ, Santiago. Ciências Sociais, violência epistêmica e o problema da ‘invenção do outro’. IN: LANDER, Edgardo. (org). A Colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino americanas. CLACSO, Consejo Larinoamericano de Ciencias sociales. Buenos Aires, 2005.

COSTA, Sérgio. "(Re)Encontrando-se nas redes? As ciências humanas e a nova geopolítica do conhecimento." In: ALMEIDA, Júlia; MIGLIEVICH-RIBEIRO, Adelia; GOMES, Heloisa Toller (Orgs). Crítica pós-colonial: panorama de leituras contemporâneas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013.

DUSSEL, Enrique. Europa, Modernidade e Eurocentrismo. IN: Edgardo Lander (org). La colonialidade del saber: eurocentrismo y ciências sociales. Perspectivas Latino-americanas. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. Buenos Aires, 2005.

ESCOBAR, Arturo. Mundos y conocimientos de otro modo. El programa de investigación de modernidade/colonialidad latino-americano. Tabula rasa, n. 1, enero-diciembre 2003, 20, p. 51-86.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Tradução de José Laurênio de Melo. Rio de Janeiro: civilização brasileira, 1968.

_____________ Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FLEURI, Reinaldo Matias. Interculturalidade e Educação. Revista Brasileira de Educação, nº 23. Maio/Jun/Jul/Ago 2003; p. 16-35.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Tradução Luiz Repa. São Paulo: Editora 34, 2003.

LANDER, Edgardo. Ciências Sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. IN: Edgardo Lander (org). La colonialidade del saber: eurocentrismo y ciências sociales. Perspectivas Latino-americanas. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. Buenos Aires, 2005.

MIGNOLO, Walter. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF, Niterói, n. 34, p. 287-324, 2008.

MIGNOLO, Walter; PINTO, Júlio Roberto de Souza. A Modernidade é de fato universal? Reemergência, desocidentalização e opção decolonial. Civitas, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 381-402, jul-set. 2015.

NIEVES-LOJA, Gerardo Miguel. Algunas reflexiones sobre la Interculturalidad: uma aproximación interdisciplinaria. Aukflarung, João Pessoa, v. 5, n. 3, set-dez. 2018, p. 167-180.

NUNES, João Arriscado; SANTOS, Boaventura de Sousa. Para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade. IN: SANTOS, Boaventura de Sousa. (Org). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2003; p. 25-68.

PRYSTON, Angela. Interseções da Teoria Crítica Contemporânea: Estudos Culturais, Pós-colonialismo e Comunicação. Ecompós, Brasília, v. 1, dez. 2004.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. IN: Edgardo Lander (org). La colonialidade del saber: eurocentrismo y ciências sociales. Perspectivas Latino-americanas.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. IN: SANTOS, Boaventura de Sousa. (Org). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2003; p. 427-461.

____________ A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

____________ Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2009.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

TUBINO, Fidel. La interculturalidad crítica como proyecto ético-político. Encuentro continental de educadores agustinos: Lima, Peru, 2005. Disponível em [link]. Acesso em 14 de mar. 2024.

_____________ Del interculturalismo funcional al interculturalismo crítico. Red internacional de Estudios Interculturales (RIDEI), Pontifícia Universidad Católica del Perú: Lima, Peru, 2013.

WALSH, Catherine. Lo pedagógico y lo decolonial – entretejiendo caminhos. IN: WALSH, Catherine. Pedagogias decoloniales: practicas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013; p. 23-78.

__________ Interculturalidad crítica y educacion intercultural. IN: VIANA, Jorge; TAPIA, Luis; WALSH, Catherine. Construyendo interculturalidad crítica. La Paz: III – CAB, 2010, p. 75-96.

______________ Interculturalidad crítica y educacion intercultural...... 2009.

______________ Interculturalidad y colonialidade del poder: un pensamiento y posicionamiento ‘otro’ desde la diferencia colonial. IN: CASTRO-GOMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial: reflexiones para una diversidade epistemica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, p. 47-62, 2007.

____________ La Interculturalidad en la Educacion. Lima-Peru: Ministério de Educacion. Impreso con apoyo de UNICEF, 2005.
Publicado
11/11/2024
AGUIAR, Bruna Silveira Roncato; BELZUNCES, Rafaela Fratini. Educação Intercultural e Povos Indígenas: Premissas para a Realização de um Projeto Contra-Hegemônico e Interdisciplinar que Equilibre Igualdade e Diferença. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 265-275. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32678.