Ateliês Formativos: um Voo Poético, Artístico e Literário em Nobres – MT
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de um Ateliê Formativo, que ocorreu em Nobres-MT, em novembro de 2023. O relato apresenta as orientações teóricas e metodológicas que alimentam nossas pesquisas, além de fornecer dados sobre o desenvolvimento do Ateliê, detalhando sua organização e composição. Os temas discutidos abrangem o livro de imagens, a poética pedagógica e o percurso narrativo de contos de fadas. Como reflexão final, sugerimos a viabilidade de propor vivências artísticas e literárias na (trans)formação de professores/as que atuam na Educação Básica, com o objetivo de fomentar a produção de sentidos e desenvolvimento de práticas pedagógicas poéticas e autorais.
Referências
BRENMAN, Ilan; MORICONI, Renato. Telefone sem fio. Companhia das Letrinhas, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise e didática. 2000.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. RIBEIRO, Márcia Maria Gurgel. FERREIRA, Maria Salonilde (orgs). Pesquisa em Educação: múltiplos olhares. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
NASCIMENTO, A. C. S. Branca de Neve: contos, filmes e educação. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília (UnB): Brasília, 152 f, 2015.
NASCIMENTO, Ana Carolina Santos do. Representações sociais dos contos de fadas: uma visão de professores sobre A Bela Adormecida. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília (UnB): Brasília, 296 f, 2019.
OLIVEIRA, Bárbara Cortella Pereira de. ARAÚJO, Nilza Cristina Gomes de. O texto (in)visível de imagens: a (trans)formação de crianças e adultos leitores. Linha Mestra, n.36, P.37-50, set/out. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em 10 ago. 2024.
PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Vigotski no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2020.
RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis-caminhos para ler o texto visual. Autêntica, 2018.