Ensino Médio, Juventudes e Cultura Digital: a Questão da Proibição dos Celulares nas Escolas

  • Alessandra Ferreira dos Santos UFMT
  • Ana Lara Casagrande UFMT
  • Eveline Ferreira de Moraes UFMT

Resumo


O estudo exploratório, via levantamento bibliográfico, aborda o uso de celulares nas escolas brasileiras, a cultura digital, as juventudes e as diretrizes curriculares da política educacional. Entre as competências gerais preconizadas para a Educação Básica está a utilização das tecnologias digitais nas práticas sociais (incluindo as escolares). A Base Nacional Comum Curricular, do Ensino Médio, traz a fluência no uso das linguagens das tecnologias digitais. Diversamente, o Ministério da Educação anuncia a produção de projeto de lei para banir o uso de celulares no ambiente escolar. Nota-se um descompasso quanto às tecnologias digitais, cuja influência na sociedade é inegável.
Palavras-chave: Cultura digital, Juventudes, Celular

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Publicado
11/11/2024
SANTOS, Alessandra Ferreira dos; CASAGRANDE, Ana Lara; MORAES, Eveline Ferreira de. Ensino Médio, Juventudes e Cultura Digital: a Questão da Proibição dos Celulares nas Escolas. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 335-344. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32686.