Ensino Médio, Juventudes e Cultura Digital: a Questão da Proibição dos Celulares nas Escolas
Resumo
O estudo exploratório, via levantamento bibliográfico, aborda o uso de celulares nas escolas brasileiras, a cultura digital, as juventudes e as diretrizes curriculares da política educacional. Entre as competências gerais preconizadas para a Educação Básica está a utilização das tecnologias digitais nas práticas sociais (incluindo as escolares). A Base Nacional Comum Curricular, do Ensino Médio, traz a fluência no uso das linguagens das tecnologias digitais. Diversamente, o Ministério da Educação anuncia a produção de projeto de lei para banir o uso de celulares no ambiente escolar. Nota-se um descompasso quanto às tecnologias digitais, cuja influência na sociedade é inegável.
Palavras-chave:
Cultura digital, Juventudes, Celular
Referências
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
SANTOS, Alessandra Ferreira dos; CASAGRANDE, Ana Lara; MORAES, Eveline Ferreira de.
Ensino Médio, Juventudes e Cultura Digital: a Questão da Proibição dos Celulares nas Escolas. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 335-344.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32686.