Educação Antirracista, Inclusiva e Sensível com a História da Luana Menina na Educação Infantil
Resumo
Estudo realizado com crianças da Escola de Educação Infantil Vovó Ana, Itabirito, Minas Gerais, com objetivo de desenvolver uma educação antirracista e compreender o papel da literatura no desenvolvimento de ambiência inclusiva e sensível. Com inspiração na pesquisa-formação analisou o racismo como um fenômeno social que requer ação educativa plural, condizente com os atravessamentos e nuances da contemporaneidade em que interfaces digitais possibilitam experiências potentes em aprendizagens. Por meio de leituras e reinterpretações literárias as crianças tornaram-se protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. O estudo mostrou a importância de práticas pedagógicas antirracistas desde a infância.
Palavras-chave:
Educação antirracista, Literatura Infantil, Educação Infantil, Tecnologias Digitais
Referências
FERNANDES, Terezinha. Tecnologias digitais, literatura infantil e multiletramentos na formação de professoras. Dossiê Temático Revista Teias. 2020. Acesso em: 23/09/2024. Disponível em: [link]
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SANTOS, Edmea. Pesquisa formação na cibercultura. Portugal: Editora Printhaus, 2014.
TOLENTINO, Luana. Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018.
TOLENTINO, Luana. Sobrevivendo ao racismo. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2023.
TOLENTINO, Luana. Entrevista. 2023.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de Editora Cultrix. São Paulo: Editora Cultrix, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SANTOS, Edmea. Pesquisa formação na cibercultura. Portugal: Editora Printhaus, 2014.
TOLENTINO, Luana. Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018.
TOLENTINO, Luana. Sobrevivendo ao racismo. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2023.
TOLENTINO, Luana. Entrevista. 2023.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de Editora Cultrix. São Paulo: Editora Cultrix, 2007.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
RAIMUNDO, Karla Daniely Marques; FERNANDES, Tereza.
Educação Antirracista, Inclusiva e Sensível com a História da Luana Menina na Educação Infantil. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 354-363.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32688.