A Experiência da Horta Escolar no Quilombo de Abolição-MT
Resumo
O presente artigo apresenta a experiência a partir da horta escolar na Escola Quilombola Maria de Arruda Muller, na comunidade de Abolição em Santo Antônio de Leverger-MT. A horta escolar é uma estratégia pedagógica que integra a educação, promovendo o aprendizado de conceitos biológicos e a importância de uma alimentação saudável. O principal objetivo é valorizar a identidade quilombola e os hábitos do uso e consumo das hortaliças. Espera-se, com o resultado dessas ações, abranger conteúdos de todas as áreas do conhecimento, interligando as disciplinas dos saberes quilombolas, conseguindo relacioná-los com a cotidianidade dos estudantes e tornar estes conteúdos significativos para suas vivências.
Palavras-chave:
Quilombo, Horta, Abolição
Referências
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 abr. 1999.
BRASIL. A Horta Escolar como Parte do Currículo da Escola. Brasília. Brasília: MEC, 2007.
CASTILHO, S.D. Políticas curriculares para educação quilombola de Mato Grosso: Contexto, texto e análise. In: CASALI, A.; CASTILHO, S.D. de. (orgs.). Diversidade na educação: implicações curriculares. São Paulo: EDUC, 2016.
CASTILHO, S.D. Orientações para Implantação e Implementação da Horta Escolar. Brasília, 2007.
FREIRE, J.L.O. Horta escolar: uma estratégia de aprendizagem e construção do cidadão. Cadernos Temáticos, v. 20, p. 93-95, João Pessoa, 2008.
LIMA, P.T.; DIAS, N.; ROSALEN, M.S. Trabalho por projeto: utilização de uma horta escolar para o ensino e aprendizagem de ciências. Cadernos de Educação, v. 16, n. 32, p. 107-121, 2017. Disponível em: [link]. Acesso: 29 set. 2024.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares para a Educação Escolar Quilombola. Cuiabá: SEDUC, 2010.
O’DWYER, E.C. Territórios Negros na Amazônia: práticas culturais, espaço memorial e representações cosmológicas. In: WOORTMANN, E.F. (Org.). Significados da Terra. Brasília: Universidade de Brasília, 2004. Disponível em: [link]. Acesso: 28 set. 2024.
SOUZA, B.O. Movimento Quilombola: Reflexões sobre seus aspectos político-organizativos e identitários. Reunião Brasileira de Antropologia, v. 26, p. 1-18, 2008. Disponível em: [link]. Acesso: 29 set. 2024.
SOUZA, B.O. Movimento Quilombola: Reflexões sobre seus aspectos político-organizativos e identitários. Anais... 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, 01 e 04 de junho, Porto Seguro, Bahia, Brasil, 2023.
BRASIL. A Horta Escolar como Parte do Currículo da Escola. Brasília. Brasília: MEC, 2007.
CASTILHO, S.D. Políticas curriculares para educação quilombola de Mato Grosso: Contexto, texto e análise. In: CASALI, A.; CASTILHO, S.D. de. (orgs.). Diversidade na educação: implicações curriculares. São Paulo: EDUC, 2016.
CASTILHO, S.D. Orientações para Implantação e Implementação da Horta Escolar. Brasília, 2007.
FREIRE, J.L.O. Horta escolar: uma estratégia de aprendizagem e construção do cidadão. Cadernos Temáticos, v. 20, p. 93-95, João Pessoa, 2008.
LIMA, P.T.; DIAS, N.; ROSALEN, M.S. Trabalho por projeto: utilização de uma horta escolar para o ensino e aprendizagem de ciências. Cadernos de Educação, v. 16, n. 32, p. 107-121, 2017. Disponível em: [link]. Acesso: 29 set. 2024.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares para a Educação Escolar Quilombola. Cuiabá: SEDUC, 2010.
O’DWYER, E.C. Territórios Negros na Amazônia: práticas culturais, espaço memorial e representações cosmológicas. In: WOORTMANN, E.F. (Org.). Significados da Terra. Brasília: Universidade de Brasília, 2004. Disponível em: [link]. Acesso: 28 set. 2024.
SOUZA, B.O. Movimento Quilombola: Reflexões sobre seus aspectos político-organizativos e identitários. Reunião Brasileira de Antropologia, v. 26, p. 1-18, 2008. Disponível em: [link]. Acesso: 29 set. 2024.
SOUZA, B.O. Movimento Quilombola: Reflexões sobre seus aspectos político-organizativos e identitários. Anais... 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, 01 e 04 de junho, Porto Seguro, Bahia, Brasil, 2023.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
SILVA, Davi Sousa; CASTILHO, Suely Dulce de.
A Experiência da Horta Escolar no Quilombo de Abolição-MT. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 373-380.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32690.