O Ensino das Lutas por meio dos Jogos Eletrônicos nas Aulas de Educação Física Escolar
Resumo
Neste projeto, o conteúdo de “lutas” foi desenvolvido por meio dos jogos eletrônicos. Durante oito semanas, propomos uma organização didática baseada nas três dimensões dos conteúdos que oferece alternativas para superar o paradigma da resistência da presença do conteúdo das lutas na escola. Através da combinação de jogos eletrônicos e vivências práticas em modalidades como esgrima, boxe e sumô, conseguimos oferecer aos alunos experiências diversificadas que integraram contato físico e interações digitais. O uso dos jogos eletrônicos como estratégia de ensino demonstrou-se ser assertiva, visto que, promovemos um ambiente de aprendizado dinâmico e significativo.
Referências
BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: [link] Acesso em: 11 de maio de 2023.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 maio de 2023.
DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
_______; RANGEL, Irene Conceição. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
HEGELE, Bernhardt; GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BORGES, Robson Machado. Possibilidades do ensino das lutas na escola: uma pesquisa-ação com professores de Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte. Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, jan./jun. 2018, p. 99-107.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. As lutas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio: possibilidades para a prática pedagógica. In: DARIDO, Suraya Cristina (org.). Educação Física no Ensino Médio: diagnóstico, princípios e práticas. Ijuí: Unijuí, 2017, p. 323-352.
TSUKAMOTO, Mariana Harumi; TAKAHASHI, Rafael Itsuo. A prática do kendô na universidade: um relato de experiência. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 4, p. e12168, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 set. 2024.
NUNES, Túlio Valêncio; TOIGO, Adriana Marques; FLORENTINO, José Augusto Ayres. Exergames como ferramenta pedagógica na Educação Física escolar: uma revisão integrativa. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano, 2019, Junho 7(2): 107-116. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 set. 2024.