O Ensino das Lutas por meio dos Jogos Eletrônicos nas Aulas de Educação Física Escolar

  • Lethícia Oliveira Castilho IFMT
  • Miguel Alifi Cordeiro do Amaral Magalhães IFMT
  • Thamires Lúcia da Cruz Silva IFMT
  • Leticia da Silva Nunes IFMT
  • Maurício Berndt Razeira IFMT

Resumo


Neste projeto, o conteúdo de “lutas” foi desenvolvido por meio dos jogos eletrônicos. Durante oito semanas, propomos uma organização didática baseada nas três dimensões dos conteúdos que oferece alternativas para superar o paradigma da resistência da presença do conteúdo das lutas na escola. Através da combinação de jogos eletrônicos e vivências práticas em modalidades como esgrima, boxe e sumô, conseguimos oferecer aos alunos experiências diversificadas que integraram contato físico e interações digitais. O uso dos jogos eletrônicos como estratégia de ensino demonstrou-se ser assertiva, visto que, promovemos um ambiente de aprendizado dinâmico e significativo.

Palavras-chave: Educação Física, Lutas, Jogos eletrônicos

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 2012.

BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: [link] Acesso em: 11 de maio de 2023.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 maio de 2023.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

_______; RANGEL, Irene Conceição. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

HEGELE, Bernhardt; GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BORGES, Robson Machado. Possibilidades do ensino das lutas na escola: uma pesquisa-ação com professores de Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte. Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, jan./jun. 2018, p. 99-107.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. As lutas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio: possibilidades para a prática pedagógica. In: DARIDO, Suraya Cristina (org.). Educação Física no Ensino Médio: diagnóstico, princípios e práticas. Ijuí: Unijuí, 2017, p. 323-352.

TSUKAMOTO, Mariana Harumi; TAKAHASHI, Rafael Itsuo. A prática do kendô na universidade: um relato de experiência. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 4, p. e12168, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 set. 2024.

NUNES, Túlio Valêncio; TOIGO, Adriana Marques; FLORENTINO, José Augusto Ayres. Exergames como ferramenta pedagógica na Educação Física escolar: uma revisão integrativa. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano, 2019, Junho 7(2): 107-116. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 set. 2024.
Publicado
11/11/2024
CASTILHO, Lethícia Oliveira; MAGALHÃES, Miguel Alifi Cordeiro do Amaral; SILVA, Thamires Lúcia da Cruz; NUNES, Leticia da Silva; RAZEIRA, Maurício Berndt. O Ensino das Lutas por meio dos Jogos Eletrônicos nas Aulas de Educação Física Escolar. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 420-429. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32695.