Três tempos freirianos para conhecer e resistir à desinformação
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar as bases teóricas e metodológicas da pesquisa de pós-doutorado recém iniciada, além de refletir sobre uma dinâmica formativa e dialógica desenvolvida com estudantes de graduação e pós-graduação da UFMT, ambos no escopo da Pedagogia Crítica Informacional como paradigma de resistência à desinformação. Os aspectos metodológicos do estudo contemplam, além da pesquisa bibliográfica, os fundamentos da pesquisa-ação. Em relação à oficina realizada, notou-se envolvimento dos participantes, indicando que os tempos freirianos podem atuar no enfrentamento à lógica desinformacional. Acerca da pesquisa que iniciamos, espera-se uma postura crítica dos estudantes, guardadas as características de cada local.
Palavras-chave:
Desinformação, Alfabetização Midiática e Informacional, Pedagogia Crítica
Referências
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Fragmentos Filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. 254 p.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Infodemia, desinformação, pós-verdade: o desafio de conceituar os fenômenos envolvidos com os novos regimes de informação. The International Review of Information Ethics, Edmonton, Canada, v. 30, n. 1, 2021. DOI: 10.29173/irie405. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 out. 2024.
BATEMAN, J., JACKSON, D. Countering Disinformation Effectively: An Evidence-Based Policy Guide. 2024. Disponível em: [link]
BRISOLA, Anna Cristina. Competência crítica em informação como resistência à sociedade da desinformação sob um olhar freiriano: diagnósticos, epistemologia e caminhos ante as distopias informacionais contemporâneas. 2021. 295 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 out. 2024.
CESARINO, Letícia. O mundo do avesso: verdade e política na era digital. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
COSTA, M. C. C.; ROMANINI, V. A educomunicação na batalha contra as fake news. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 66-77, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316125.v24i2p66-77. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 out. 2024.
DUNKER, Christian. Subjetividade em tempos de pós-verdade. In DUNKER, Christian et al. Ética e pós-verdade. Dublinense: Porto Alegre, 2017. 128 p.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Da necessidade/atualidade da Pedagogia Crítica: contributos de Paulo Freire. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 2, p. 154-170, Maio./Ago. 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 out. 2024.
FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. Paz e Terra. Rio de Janeiro. 1967.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987
GIROUX, Henry A. Pedagogia crítica, Paulo Freire e a coragem para ser político. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 1, p. 296-306, 2016.
HOOKS, Bell et al. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, v. 2, 2013.
HORKHEIMER, M. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1980.
LEWANDOWSKY, Stephan; ECKER, Ullrich K. H.; SEIFERT, Colleen M.; SCHWARZ, Norbert; COOK, John. Misiniformation and Its Correction: Continued Influence and Successful Debiasing. Psychological Science in the Public Interest. v. 13, n. 3, p. 106–131. 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 out. 2024.
LEWANDOWSKY, Stephan, et al. The Debunking Handbook 2020. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 out. 2024.
MARCONDES FILHO, C. Apresentação - Fake news: o buraco é muito mais embaixo. In: SANTOS, João F. S. As fake news e a nova ordem (des)informativa na era da pós-verdade: manipulação, polarização e filter bubles. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
MIRANDA, Marilia Gouvea de; RESENDE, Anita C. Azevedo. Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo. Revista Brasileira de Educação, v. 11, p. 511-518, 2006.
VOSOUGHI, S.; ROY, D.; ARAL, S. The spread of true and false news online. Science, v. 359, issue 6380, p. 1146-1151, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em 4 out. 2024.
WILSON, Carolyn; GRIZZLE, Alton; TUAZON, Ramon; AKYEMPONG, Kwame; CHEUNG, Kim. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013.194 p.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Infodemia, desinformação, pós-verdade: o desafio de conceituar os fenômenos envolvidos com os novos regimes de informação. The International Review of Information Ethics, Edmonton, Canada, v. 30, n. 1, 2021. DOI: 10.29173/irie405. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 out. 2024.
BATEMAN, J., JACKSON, D. Countering Disinformation Effectively: An Evidence-Based Policy Guide. 2024. Disponível em: [link]
BRISOLA, Anna Cristina. Competência crítica em informação como resistência à sociedade da desinformação sob um olhar freiriano: diagnósticos, epistemologia e caminhos ante as distopias informacionais contemporâneas. 2021. 295 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 out. 2024.
CESARINO, Letícia. O mundo do avesso: verdade e política na era digital. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
COSTA, M. C. C.; ROMANINI, V. A educomunicação na batalha contra as fake news. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 66-77, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316125.v24i2p66-77. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 out. 2024.
DUNKER, Christian. Subjetividade em tempos de pós-verdade. In DUNKER, Christian et al. Ética e pós-verdade. Dublinense: Porto Alegre, 2017. 128 p.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Da necessidade/atualidade da Pedagogia Crítica: contributos de Paulo Freire. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 2, p. 154-170, Maio./Ago. 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 out. 2024.
FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. Paz e Terra. Rio de Janeiro. 1967.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987
GIROUX, Henry A. Pedagogia crítica, Paulo Freire e a coragem para ser político. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 1, p. 296-306, 2016.
HOOKS, Bell et al. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, v. 2, 2013.
HORKHEIMER, M. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1980.
LEWANDOWSKY, Stephan; ECKER, Ullrich K. H.; SEIFERT, Colleen M.; SCHWARZ, Norbert; COOK, John. Misiniformation and Its Correction: Continued Influence and Successful Debiasing. Psychological Science in the Public Interest. v. 13, n. 3, p. 106–131. 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 out. 2024.
LEWANDOWSKY, Stephan, et al. The Debunking Handbook 2020. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 out. 2024.
MARCONDES FILHO, C. Apresentação - Fake news: o buraco é muito mais embaixo. In: SANTOS, João F. S. As fake news e a nova ordem (des)informativa na era da pós-verdade: manipulação, polarização e filter bubles. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
MIRANDA, Marilia Gouvea de; RESENDE, Anita C. Azevedo. Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo. Revista Brasileira de Educação, v. 11, p. 511-518, 2006.
VOSOUGHI, S.; ROY, D.; ARAL, S. The spread of true and false news online. Science, v. 359, issue 6380, p. 1146-1151, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em 4 out. 2024.
WILSON, Carolyn; GRIZZLE, Alton; TUAZON, Ramon; AKYEMPONG, Kwame; CHEUNG, Kim. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013.194 p.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
BRISOLA, Anna; LUIZ, Thiago Cury.
Três tempos freirianos para conhecer e resistir à desinformação. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 449-458.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32698.