Neurociências, Psicologia e a Aprendizagem: Diálogos entre os Campos de Saberes
Resumo
Este trabalho tem por objetivo refletir os pontos de diálogo entre a aprendizagem, a psicologia e a neurociências, as quais mesmo sendo áreas opostas convergem-se em conceitos que perpassam os dois campos de discussão. A natureza desse trabalho é qualitativo constituindo-se em uma pesquisa bibliográfica. Os aportes teóricos apresentado foram: Bragagnolo (2005), Goldberg (2002), Grossi (2014), Soares (2004), Vygostsky (1991) Markova (2000) entre outros. Os resultados da pesquisa pontuam que existe uma relação entre a neurociências, a psicologia e a educação; conceituando e apontando os movimentos cerebrais necessários para a aprendizagem desvelando uma relação indissolúvel.
Referências
DONATO, Lilian 16de julho de 2023. Pirâmide de aprendizagem. Disponível em [link]. Acesso em 27 de abril de 2024.
GROSSI, M. G. R; GROSSI, V. G. R; SOUZA, J. R. L. M; SOUZA, E.D. Uma reflexão sobre a neurociência e os padrões de aprendizagem: A importância de perceber as diferenças. Debates em Educação - ISSN 2175-6600 Maceió, Vol. 6, n. 12, Jul./Dez. 2014.
MACHADO, A. B.M.; HAERTEL, L. M. Neuroanatomia funcional. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 2013.
MIRANDA, Silvana 3 de fevereiro de 2020. Estrutura e Funcionamento do Sistema Nervoso. [link]. 27 de abril de 2024.
LENT, R. Cem bilhões de neurônios: Conceitos fundamentais em Neurociência. São Paulo: Ed. Atheneu, 2001.
ROTTA, Newra T. Plasticidade Cerebral e Aprendizagem. ROTTA, Newra T., OHLWEILER, Lygia, RIESGO, Rudimar dos S. (orgs.). Trantornos de Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, p. 469-86, 2016.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é sinapse?"; Brasil Escola. Disponível em: [link]. Acesso em 27 de abril de 2024.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é impulso nervoso?"; Brasil Escola. Disponível em: [link] Acesso em 27 de abril de 2024.