Semear: Horta na Escola, Vivências e Práticas Educativas
Resumo
Nosso objetivo é demonstrar de que modo tem sido conduzido o projeto “Semear: Horta na escola”. Além de trazer as práticas pedagógicas desenvolvidas com/pelos estudantes e professores, tencionamos também compartilhar experiências vivenciadas por nós e por eles. Experiências essas que versam sobre a importância do hábito alimentar saudável, sensibilização, preservação e respeito ao meio ambiente, bem como estimular a cooperação entre nossos alunos, para que possam trabalhar em equipe de forma a experienciar situações de troca e respeito, valorizando as diferenças. Ressaltamos também que as atividades pedagógicas foram e são realizadas de forma multidisciplinar e transdisciplinar, com o intuito de construir saberes que ultrapassem os conteúdos escolares.
Palavras-chave:
Horta na escola, Práticas pedagógicas, Vivências
Referências
GADOTTI, Moacyr. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. 2. ed. -- São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011. -- (Educação cidadã; 2).
MATO GROSSO, Caderno Horta Pedagógica 2023. Disponível em: [link]. Acesso em 07 set.2024.
SEMEAR. In: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024. Disponível em: [link]. Acesso em 07 de jul.2024.
MATO GROSSO, Caderno Horta Pedagógica 2023. Disponível em: [link]. Acesso em 07 set.2024.
SEMEAR. In: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024. Disponível em: [link]. Acesso em 07 de jul.2024.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
FAUSTO, Marcos Alves; SILVA, Sheila Dias da.
Semear: Horta na Escola, Vivências e Práticas Educativas. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 497-504.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32703.