Escolas do Campo: Saberes Populares e suas Contribuições para a Agroecologia

  • José Carlos Marinho da Silva IFMT
  • Renata Teixeira Nascimento UFMT
  • Mediane Aparecida Nunes SEDUC-MT

Resumo


Oportunizar conhecimentos e saberes tradicionais, possibilita que práticas realizadas por nossos antepassados, não se percam mediante as grandes transformações da sociedade e do mundo globalizado. A disciplina implantada nas escolas do/no campo no estado de Mato Grosso, intitulada com “Ciência e Saberes do Campo”, tem por objetivo contribuir para a promoção vivências, discussão de valores e práticas camponesas realizadas na zona rural, durante anos, através de saberes populares. São realizadas durante as aulas de ciência e saberes do campo, produção agroecológica, economia solidária e técnicas orgânicas de produção e cultivo.
Palavras-chave: Escolas do Campo, Agroecologia, Educação ambiental

Referências

BEZERRA NETO, Luiz. Educação do campo ou educação no campo? Revista HISTEDBR On-Line, v. 10, n. 38, p. 150-168, 2010.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, 2017a. Disponível em: [link]. Acesso em 20 de abr. 2024.

CALDART, Roseli Salete. Trabalho, agroecologia e educação politécnica nas escolas do campo. Questão agrária, cooperação e agroecologia, v. 3, p. 1-33, 2017.

ENO, Elen Gomes de Jesus; LUNA, Renata Raimundo de; LIMA, Renato Abreu. Horta na escola: incentivo ao cultivo e a interação com o meio ambiente. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental (REGET), UFSM, 2014.

HAGE, Salomão Antônio Mufarrej; LIMA, Iranete Maria da Silva; SOUZA, Dileno Dustan Lucas de. A ESCOLA DO CAMPO NA PERSPECTIVA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: referências para o debate. 38ª Reunião Nacional da Anped, São Luis, p. 2-16, set. 2017.

LIMA, Giovana da Silva Wanderlei de et al. Experiência agroecológica a partir do desenvolvimento da horta escolar. Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, 2018.

SALES, Jerson Willian Souza; CASTRO, Ivanildo Fagner Ferreira; FELIPE, Rafaella Teles Arantes. O papel da horta escolar agroecológica na visão de um acadêmico: a importância da integração Universidade x Escola. Cadernos de Agroecologia, v. 15, n. 2, 2020.

SILVA, Karen Cristina Jensen Ruppel; BOUTIN, Aldimara Catarina. Novo ensino médio e educação integral: contextos, conceitos e polêmicas sobre a reforma. Educação, v. 43, n. 3, p. 521-534, 2018.
Publicado
11/11/2024
SILVA, José Carlos Marinho da; NASCIMENTO, Renata Teixeira; NUNES, Mediane Aparecida. Escolas do Campo: Saberes Populares e suas Contribuições para a Agroecologia. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 514-523. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32705.