Escolas do Campo: Saberes Populares e suas Contribuições para a Agroecologia
Resumo
Oportunizar conhecimentos e saberes tradicionais, possibilita que práticas realizadas por nossos antepassados, não se percam mediante as grandes transformações da sociedade e do mundo globalizado. A disciplina implantada nas escolas do/no campo no estado de Mato Grosso, intitulada com “Ciência e Saberes do Campo”, tem por objetivo contribuir para a promoção vivências, discussão de valores e práticas camponesas realizadas na zona rural, durante anos, através de saberes populares. São realizadas durante as aulas de ciência e saberes do campo, produção agroecológica, economia solidária e técnicas orgânicas de produção e cultivo.
Palavras-chave:
Escolas do Campo, Agroecologia, Educação ambiental
Referências
BEZERRA NETO, Luiz. Educação do campo ou educação no campo? Revista HISTEDBR On-Line, v. 10, n. 38, p. 150-168, 2010.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, 2017a. Disponível em: [link]. Acesso em 20 de abr. 2024.
CALDART, Roseli Salete. Trabalho, agroecologia e educação politécnica nas escolas do campo. Questão agrária, cooperação e agroecologia, v. 3, p. 1-33, 2017.
ENO, Elen Gomes de Jesus; LUNA, Renata Raimundo de; LIMA, Renato Abreu. Horta na escola: incentivo ao cultivo e a interação com o meio ambiente. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental (REGET), UFSM, 2014.
HAGE, Salomão Antônio Mufarrej; LIMA, Iranete Maria da Silva; SOUZA, Dileno Dustan Lucas de. A ESCOLA DO CAMPO NA PERSPECTIVA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: referências para o debate. 38ª Reunião Nacional da Anped, São Luis, p. 2-16, set. 2017.
LIMA, Giovana da Silva Wanderlei de et al. Experiência agroecológica a partir do desenvolvimento da horta escolar. Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, 2018.
SALES, Jerson Willian Souza; CASTRO, Ivanildo Fagner Ferreira; FELIPE, Rafaella Teles Arantes. O papel da horta escolar agroecológica na visão de um acadêmico: a importância da integração Universidade x Escola. Cadernos de Agroecologia, v. 15, n. 2, 2020.
SILVA, Karen Cristina Jensen Ruppel; BOUTIN, Aldimara Catarina. Novo ensino médio e educação integral: contextos, conceitos e polêmicas sobre a reforma. Educação, v. 43, n. 3, p. 521-534, 2018.
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
SILVA, José Carlos Marinho da; NASCIMENTO, Renata Teixeira; NUNES, Mediane Aparecida.
Escolas do Campo: Saberes Populares e suas Contribuições para a Agroecologia. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 514-523.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32705.