Colonização no Brasil e a Educação dos Povos Indíginas na Perspectiva Intercultural
Resumo
A presente pesquisa em andamento de doutorado está vinculada a Linha de Pesquisa Movimentos Sociais Política e Educação, da Universidade Federal do Mato Grosso, no departamento de Educação. Temos por objetivo compreender de que forma professores e professoras de liderança indígena atribuem importância, sentidos e significados para a criação de uma universidade indígena. Para tal, utilizamos da metodologia na perspectiva da interculturalidade. Como principal aporte teórico Grando (2004), Walsh (2002 ) e Quijano (2005). O texto busca problematizar as heranças da colonização no Brasil e a educação como caminho possível para a descolonização.
Palavras-chave:
Colonização, Educação Intercultural Crítica, Povos Indíginas
Referências
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
GALDINO, Suzete da Silva; GRANDO, Beleni Saléte.
Colonização no Brasil e a Educação dos Povos Indíginas na Perspectiva Intercultural. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 551-560.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32709.