Educação, Criança e Natureza: Inspirações em Lea Tiriba

  • Regina Aparecida da Silva UFR
  • Larissa Karol Pereira da Silva UFR

Resumo


A pesquisa "Educação Criança e Natureza: Inspirações em Lea Tiriba" explora a interação das crianças com o ambiente na educação, baseando-se nas contribuições da Professora Lea Tiriba. O estudo enfatiza a pedagogia biofílica e sua importância para o desenvolvimento físico e mental das crianças, promovendo o aprendizado através do contato direto com a natureza. A metodologia usada foi a revisão bibliográfica das obras de que valorizam a aprendizagem em ambientes naturais. O estudo também sugere a reconfiguração dos espaços escolares para integrar a natureza, promovendo a sustentabilidade e o bem-estar infantil, formando cidadãos mais conscientes e responsáveis com o ambiente.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Pedagogia Biofílica, Lea Tiriba

Referências

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico]. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

TIRIBA, L. Crianças da natureza. In: Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento. Belo Horizonte, MG: Perspectivas Atuais, nov. de 2010. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 ago. 2023.

TIRIBA, L. Crianças, natureza e educação infantil. 2005. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 set. 2023.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2005.
Publicado
11/11/2024
SILVA, Regina Aparecida da; SILVA, Larissa Karol Pereira da. Educação, Criança e Natureza: Inspirações em Lea Tiriba. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 581-590. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32712.