Decolonialidade e Ensino de Ciências: o que Dizem as Professoras da Educação Básica?

  • Bruna Bitencourt Docente da rede estadual-Belo Horizonte-MG

Resumo


As salas de aula de Química são constituídas como espaços para a reprodução de conceitos eurocentrados da ciência. Assim, consideramos que uma das(os) peças fundamentais para tensionar essas imposições, trazendo à tona conhecimentos de outros povos que foram silenciados, são as(os) educadoras(es) que lidam diariamente com a mobilização de saberes em suas salas. Com o objetivo de vislumbrar o ensino de Química sob perspectivas outras, foi oferecida uma formação, no contexto de um trabalho de mestrado. Dessa maneira, este trabalho pretende analisar e discutir as respostas dadas por essas educadoras aos questionários antes e depois da formação.

Palavras-chave: Química, Ensino, Decolonialidade

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Publicado
11/11/2024
BITENCOURT, Bruna. Decolonialidade e Ensino de Ciências: o que Dizem as Professoras da Educação Básica?. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 651-659. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32719.