Saberes Mobilizados em Práticas Discursivas no Ensino de Química que Envolvem Analogias
Resumo
O presente estudo1 busca compreender como se expressam os saberes científicos e pedagógicos, de professores em início de carreira, mobilizados em práticas discursivas no Ensino de Química que envolvem o uso de analogias. Para tanto, a metodologia adotada é qualitativa, do tipo Pesquisa Narrativa. A análise dos dados se pautará na ótica da Análise Textual Discursiva. Assim, espera-se avançar em estudos na formação docente.
Palavras-chave:
Analogias, Professores em início de carreira, Saberes docentes
Referências
BACHELARD, Gastón. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BOZELLI, Fernanda Cátia. Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias. 2010. Tese (doutorado em educação) Universidade Estadual Paulista.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores IEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011, 250 p.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
DUARTE, Maria Conceição. Analogias na Educação em ciências contributos e desafios. Revista Investigações em Educação de Ciências, 10, 1, 7-29, 2005. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 de setembro de 2023.
FERRAZ, Daniela Frigo; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 4, p. 115-129, 2002. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 de agosto de 2023.
FRANCISCO JÚNIOR, Wilmo Ernesto. Analogias e situações problematizadoras em aulas de Ciências. São Carlos: Pedro e João editores 2010.
GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma Teoria da Pedagogia: Pesquisas Contemporâneas sobre o Saber Docente. 3 ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
MÓL, Gérson. O Uso de analogias no ensino de Química. 1999. 254 f. Tese (Doutoramento em Química) – Instituto de Química, Universidade de Brasília, Brasília, 1999.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.
MOZZER, Nilmara Braga O ato criativo de comparar: Um estudo das analogias Elaboradas por alunos e Professores de ciências. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora. 2012. Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte 2008.
OLIVA, José Maria. Qué conocimientos profesionales deberíamos tener los profesores de ciências sobre el uso de analogías. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 5, n. 1, p. 15-28, 2008. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 de setembro de 2023.
SHULMAN, Lee. Conhecimento ensino: fundamentos para a nova reforma. Tradução de Leda Beck e revisão técnica de Paula Louzano. Cadernos CENPEC. São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, 2014. Disponível em: encurtador.com.br/bcuFO. Acesso em 28 de setembro de 2023.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BOZELLI, Fernanda Cátia. Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias. 2010. Tese (doutorado em educação) Universidade Estadual Paulista.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores IEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011, 250 p.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
DUARTE, Maria Conceição. Analogias na Educação em ciências contributos e desafios. Revista Investigações em Educação de Ciências, 10, 1, 7-29, 2005. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 de setembro de 2023.
FERRAZ, Daniela Frigo; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. O uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 4, p. 115-129, 2002. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 de agosto de 2023.
FRANCISCO JÚNIOR, Wilmo Ernesto. Analogias e situações problematizadoras em aulas de Ciências. São Carlos: Pedro e João editores 2010.
GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma Teoria da Pedagogia: Pesquisas Contemporâneas sobre o Saber Docente. 3 ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
MÓL, Gérson. O Uso de analogias no ensino de Química. 1999. 254 f. Tese (Doutoramento em Química) – Instituto de Química, Universidade de Brasília, Brasília, 1999.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.
MOZZER, Nilmara Braga O ato criativo de comparar: Um estudo das analogias Elaboradas por alunos e Professores de ciências. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora. 2012. Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte 2008.
OLIVA, José Maria. Qué conocimientos profesionales deberíamos tener los profesores de ciências sobre el uso de analogías. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 5, n. 1, p. 15-28, 2008. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 de setembro de 2023.
SHULMAN, Lee. Conhecimento ensino: fundamentos para a nova reforma. Tradução de Leda Beck e revisão técnica de Paula Louzano. Cadernos CENPEC. São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, 2014. Disponível em: encurtador.com.br/bcuFO. Acesso em 28 de setembro de 2023.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
GUIMARÃES, Rosiane Alexandre Pena; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno.
Saberes Mobilizados em Práticas Discursivas no Ensino de Química que Envolvem Analogias. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 660-669.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32720.