Argumentar para Transformar: o Papel da Linguagem na Construção do Conhecimento
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar a importância da argumentação no ensino de Língua Portuguesa, com foco na produção textual dissertativa. A pesquisa documental e bibliográfica permitiu identificar que os documentos oficiais enfatizam a importância da argumentação, porém, de forma genérica. Tem se como arcabouço teórico Bakhtin (1986), Antunes (2003), Marcuschi (2008). A análise dos referenciais revelou uma diversidade de abordagens, com destaque para a utilização de atividades que estimulam a reflexão crítica e a construção de argumentos. Conclui-se que a discussão possa contribuir significativamente para o aprimoramento da produção textual, especialmente à construção de argumentos sólidos e coerentes.
Palavras-chave:
Linguagem, Argumentação, Ensino de Língua Portuguesa
Referências
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
POLICARPO, Luma Kathyn Silva; CANAM, Soila; REZENDE, Bibiana Anjos; CANAM, Fayruzi Maria.
Argumentar para Transformar: o Papel da Linguagem na Construção do Conhecimento. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 714-723.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32726.