Argumentar para Transformar: o Papel da Linguagem na Construção do Conhecimento

  • Luma Kathyn Silva Policarpo IFMT / UNIC
  • Soila Canam UNEMAT
  • Bibiana Anjos Rezende UFMT
  • Fayruzi Maria Canam Docente na rede municipal-Rondonópolis

Resumo


Este artigo teve como objetivo analisar a importância da argumentação no ensino de Língua Portuguesa, com foco na produção textual dissertativa. A pesquisa documental e bibliográfica permitiu identificar que os documentos oficiais enfatizam a importância da argumentação, porém, de forma genérica. Tem se como arcabouço teórico Bakhtin (1986), Antunes (2003), Marcuschi (2008). A análise dos referenciais revelou uma diversidade de abordagens, com destaque para a utilização de atividades que estimulam a reflexão crítica e a construção de argumentos. Conclui-se que a discussão possa contribuir significativamente para o aprimoramento da produção textual, especialmente à construção de argumentos sólidos e coerentes.
Palavras-chave: Linguagem, Argumentação, Ensino de Língua Portuguesa

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1896.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

KOCH, Ingedore. Argumentação e Linguagem. 13ª ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010.

KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

LEITÃO, S. Processos de construção do conhecimento: a argumentação em foco. Pró-posições, v. 18, n. 3(54), p. 75-92, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Cortez, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalismo. In: Gêneros Textuais e Ensino, 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2010

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise do Discurso – princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. 6. ed. São Paulo, Cortez; Campinas, 2001.

Tipos de argumento. Escrevendo o futuro. Disponível em: [link]. Acesso em 24 de setembro de 2024.
Publicado
11/11/2024
POLICARPO, Luma Kathyn Silva; CANAM, Soila; REZENDE, Bibiana Anjos; CANAM, Fayruzi Maria. Argumentar para Transformar: o Papel da Linguagem na Construção do Conhecimento. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 714-723. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32726.