O Ensino de Geografia por meio de Iniciação à Pesquisa para Estudantes do Ensino Médio
Resumo
Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa qualitativa desenvolvida com estudantes de ensino de médio, vinculada ao Edital 003/2023 Programa Pesquisa e Inovação na Escola - PIE. Trata-se de uma proposta que considerou as contribuições da iniciação à pesquisa como estratégia de ensino-aprendizagem para ampliação de conhecimento geográficos e, por conseguinte, da prática cidadã. Para tal, partiu-se das práticas espaciais cidadãs cotidianas de estudantes e as mobilizou a pesquisar e refletir sobre elas. Por meio da aplicação de instrumentos específicos – observações e questionários – identificou-se que a imersão na pesquisa qualitativa, e em todas as suas etapas (definição de tema, grupos de estudos, elaboração de instrumentos), impactou o conhecimento das estudantes sobre cidade, especificamente, sobre mobilidade urbana, que foi o recorte temático da pesquisa.
Referências
CALLAI, Helena Copetti. A Geografia escolar e os contéudos da Geografia. In:______ A formação do profissional de Geografia: o professor. Coleção: Ciências Sociais. Ijuí: Ed. Unijuí. 2013. p. 39-59.
CAVALCANTI, Lana de S. A metrópole em foco no ensino de Geografia: o que/para que/para quem ensinar? PAULA, Flávia M. de A. e outros (orgs.). Ensino de Geografia e Metrópole. Goiânia-GO. Gráfica e Editora América, 2014.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa comunicação, 2019.
DEMO, Pedro. Saber pensar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Altas, 1996.
GOMES, Alberto Albuquerque. Considerações sobre a pesquisa científica: Em busca de caminhos para a pesquisa científica. Intertemas. Presidente Prudente, v5,p61-81, Nov.2001.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
MIRANDA, Paloma. Modelo de progresión del aprendizaje geográfico como proceso situado: aulas interculturales como caso de estudio. 2016. 288 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências da Educação, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Chile, Chile, 2016.
PIRES, Álvaro. Amostragem e pesquisa qualitativa: ensaio teórico e metodológico. In: POUPART, Jean; DESLAURIERS Jean-Pierre; GROULX, Lionei-H.; LAPERRIERE, Anne; MAYER, Robert; PIRES Álvaro. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
RAMALHO, Ângela Maria Cavalcanti; MARQUES, Francisca Luseni Machado. A pesquisa científica como construção do conhecimento. Apostila da disciplina Pesquisa e Ensino em Geografia. UFRN - Rio Grande do Norte: 2017;
SANTOS, Luline Silva Carvalho e SOUZA, Vanilton Camilo. Pensar e raciocinar: a geografia como instrumento de cognição. In Signos Geográficos - Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, 3: 1-19, 2021
SANTOS, Luline Silva Carvalho. Pensamento geográfico: o desafio da formação inicial em geografia. 2020. 215 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.