Cotidiano Escolar: Pensando as Configurações dos Espaços e Tempos da “Creche”

  • Eliane Maria de Jesus Docente da rede municipal-Porto dos Gaúchos / UNEMAT

Resumo


Este texto apresenta a creche enquanto espaço que abriga a infância. É um recorte da dissertação de mestrado, publicada pela UFMT, e apresenta uma compreensão de escola para além da instituída. Trazendo-a enquanto espaço de contradições que abriga relações complexas de saber e poder. Para isso, apresento as modelagens deste lugar habitado por crianças e por elas modificado. A metodologia ancora-se na pesquisa bibliográfica, resultando modos outros de pensar e ver a escola, para além daqueles hegemonicamente estabelecidos, evidenciando sua potência, que por sua natureza ambígua, concede às crianças diferentes mapas de entrada, lhes permitindo acessá-la, por entre suas aberturas.
Palavras-chave: Creche, Infância, Crianças

Referências

BAREMBLITT, Gregório F. Compêndio de análise institucional e outras correntes: teoria e prática. 5 ed. Belo Horizonte, MG: Instituto Felix Guattari, 2002.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol.1. Tradução: Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed.34, 1995.

DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. Tradução: Rogério da Costa. São Paulo: Iluminuras, 2005.

FERRAZ, Maria Cristina Franco. Esporas da sedução. In: DERRIDA, Jacques. Esporas: os estilos de Nietzsche. Tradução: Rafael Haddock-Lobo e Carla Rodrigues. Rio de Janeiro: NAU, 2013.

GALLO, Silvio. Em torno de uma educação menor. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.27, n.2, p.169-178, jul./dez.2002.

GALLO, Silvio. Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença. In: II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos, Niterói. Universidade Fluminense, Faculdade de Educação, 2008. Disponível em: [link].

GARCIA, Alexandra; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. (org.). Textos selecionados de Nilda Alves. Nilda Alves: praticantepensante de cotidianos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

LARROSA, Jorge, et. al. Desenhar a escola: um exercício coletivo de pensamento. In:

LARROSA, Jorge (org.). Elogio da Escola. Tradução: Fernando Coelho. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A língua da escola: alienante ou emancipadora? In: LARROSA, Jorge (org.). Elogio da Escola. Tradução: Fernando Coelho. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Ecce Homo: como alguém se torna o que é. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

RIBETTO, Anelice; RATTERO, Carina; BREIA, Vanessa. Três cenas produzidas entre educação, infâncias e diferença. In: CARREIRO, Heloisa Josiele Santos Carreiro; TAVARES, Maria Tereza Goudard (org.). Estudos e pesquisas com o cotidiano da educação das infâncias em periferias urbanas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.

SANTIAGO, Silviano. Glossário de Derrida. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. Trabalho realizado pelo Departamento de Letras da PUC/RJ, supervisão geral de Silviano Santiago.

TAVANO, Patricia Teixeira; ALMEIDA, Maria Isabel de. Curriculum: um artefato sócio-histórico-cultural. Revista Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.11, n.1, p.29-44, jan./abr. 2018.
Publicado
11/11/2024
JESUS, Eliane Maria de. Cotidiano Escolar: Pensando as Configurações dos Espaços e Tempos da “Creche”. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 792-800. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32734.