Discussão Crítica sobre os Discursos de Ódio na Escola: Caminhos para uma Formação Docente
Resumo
Neste trabalho, problematizamos o papel de professores no combate aos discursos de ódio na escola, entendo o discurso de ódio enquanto o desdobramento da violência, que se manifesta pela e na linguagem. Dessa forma, mobilizamos o aporte teórico metodológico da Análise do Discurso Crítica (ADC) na perspectiva dialético-relacional de Fairclough (2016), a partir da categoria analítica da interdiscursividade, para subsidiar a análise de uma notícia publicada em meio virtual. A análise, contribui para uma compreensão sistemática dos discursos de ódio na escola, considerando a necessidade de uma atuação educacional contextualizada e localizada, reconhecendo as fragilidades da formação docente.
Palavras-chave:
Discursos de ódio, Análise do Discurso Crítica, Formação docente
Referências
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018. 376 p.
MAGALHÃES, Izabel; MARTINS, André Ricardo; RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017. p. 260.
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RESENDE, Vivian de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
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CNTE. Trabalho de educadores é um dos principais aliados no combate a discursos de ódio, aponta a Unesco. CNTE-CUT, 25 jan. 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 set. 2024.
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
MACEDO, Gustavo Santos de.
Discussão Crítica sobre os Discursos de Ódio na Escola: Caminhos para uma Formação Docente. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 801-809.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32735.