A Importância da Formação Docente na Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT): Desafios e Perspectivas no IFMT
Resumo
Este trabalho discute a importância da formação docente para o sucesso da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) no Brasil, enfatizando a relevância de uma formação crítica, técnica e humanística para atender às necessidades desse público diverso. As legislações vigentes, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE), oferecem diretrizes para a qualificação de professores e a promoção de uma educação inclusiva e voltada para o mundo do trabalho. O artigo explora contribuições teóricas de autores como Paulo Freire (2018), Miguel Arroyo (2017), José Eustáquio Romão (2010) e Demerval Saviani (2013), além de apresentar uma experiência de formação docente realizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A formação oferecida pelo IFMT visou capacitar professores para atuar de forma eficiente para atuação EJA-EPT, integrando conteúdos da educação básica com a formação profissional. O estudo destaca os desafios enfrentados pelos docentes, como a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de políticas públicas que incentivem a formação continuada, garantindo uma educação que promova a emancipação social e a inclusão no mundo do trabalho.
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional e Tecnológica (EPT), formação docente
Referências
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
SILVA, Liana Deise da; CORDEIRO, Suammy Priscila Rodrigues Leite.
A Importância da Formação Docente na Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT): Desafios e Perspectivas no IFMT. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 839-848.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32739.