A Formação dos Professores Frente às Demandas Atuais da Educação Especial
Resumo
O trabalho propõe, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, uma discussão sobre a formação do professor para o trabalho com estudantes que são público da Educação Especial, focalizando o número crescente de matrículas decorrente das políticas públicas das últimas décadas. A capacitação docente é apresentada como preocupação central, pois permeia as possibilidades de alcance das metas educacionais almejadas. As dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar colocam em cheque a existência da educação verdadeiramente inclusiva, pois a garantia de acesso à escola não significa sua efetivação e acesso ao conhecimento formal, sem o suporte especializado necessário que perpassa as políticas públicas.
Palavras-chave:
Formação de professores, Educação inclusiva, Acesso à escola
Referências
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
GUIMARÃES, Janaina de Melo Nogueira; FERREIRA, Márcia dos Santos.
A Formação dos Professores Frente às Demandas Atuais da Educação Especial. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 868-875.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32742.