Formação Docente no Contexto da Inclusão via EaD: uma Revisão Bibliográfica
Resumo
O presente artigo, propõe-se realizar uma revisão bibliográfica acerca das produções voltadas à inclusão e à formação docente na modalidade de Educação a Distância (EaD). O estudo consistiu em um mapeamento, análise das publicações, utilizando o método PRISMA (Galvão; Pansani; Harrad, 2015), com foco nos Anais do 28º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), realizado em 2023. Os resultados evidenciaram um número reduzido de trabalhos que abordam os temas investigados. A seleção das produções foi realizada por meio da leitura dos títulos, resumos e textos completos, sendo identificado de apenas três artigos que atenderam aos critérios de inclusão.
Referências
CESAR, A. V. de M. et al. Inclusão nos Processos Institucionais Multiprofissionais e de Avaliação Docente na Jornada dos Estudantes com Deficiência no Ensino Superior. In: ANAIS DO 28° CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAçãO A DISTâNCIA 2023, 2023, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2023. Disponível em: [link] Acesso em: 10 Ago. 2024.
Cordeiro, S. P. R. L. Desenvolvimento pessoal/profissional docente na perspectiva da educação para todos. 2021. Disponível em: Repositório da Universidade de Lisboa: Desenvolvimento pessoal/profissional docente na perspectiva da educação para todos (ul.pt) Acesso em 11 Ago, 2024.
GALVÃO, T. F.; PANSANI, T. A.; HARRAD, D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Revista Epidemiologia e Saúde. v. 24; n. 2; p. 335-342.2015. Disponível em: [link] em: 21/07/2024.
GEMELLI, D. M. de S.; BOMBARDELLI, T.; PEREIRA, M. S. Libras Básico: um curso sob diferentes perspectivas na EAD. In: ANAIS DO 28° CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAçãO A DISTâNCIA 2023, 2023, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2023. Disponível em: [link] Acesso em: 10 Ago. 2024
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas S.A, 1989.
INEP. EaD registra 3 milhoes de ingressantes em 2022. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 set. 2024.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A.. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas S.A, 1992.
MANTOAN, M.T.G. Inclusão Escolar O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2015.
MINAYO, M. C. de S; DISLANDES, S. F; GOMES, R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade.Petrópolis: Vozes, 2009.
Nóvoa, A. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.