Formação Docente no Contexto da Inclusão via EaD: uma Revisão Bibliográfica

  • Rejane Souza de Assunção de Campos Docente da rede estadual-Cuiabá-MT
  • Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro IFMT
  • Liana Deise da Silva IFMT
  • Regiane Luiza da Costa UFSCar

Resumo


O presente artigo, propõe-se realizar uma revisão bibliográfica acerca das produções voltadas à inclusão e à formação docente na modalidade de Educação a Distância (EaD). O estudo consistiu em um mapeamento, análise das publicações, utilizando o método PRISMA (Galvão; Pansani; Harrad, 2015), com foco nos Anais do 28º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), realizado em 2023. Os resultados evidenciaram um número reduzido de trabalhos que abordam os temas investigados. A seleção das produções foi realizada por meio da leitura dos títulos, resumos e textos completos, sendo identificado de apenas três artigos que atenderam aos critérios de inclusão.

Palavras-chave: Inclusão, Formação Docente, Educação a Distância

Referências

BELTRÃO, T. M. S. et al. Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: desenvolvendo potencialidades. In: ANAIS DO 28° CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAçãO A DISTâNCIA 2023, 2023, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2023. Disponível em: [link] Acesso em: 10 Ago. 2024.

CESAR, A. V. de M. et al. Inclusão nos Processos Institucionais Multiprofissionais e de Avaliação Docente na Jornada dos Estudantes com Deficiência no Ensino Superior. In: ANAIS DO 28° CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAçãO A DISTâNCIA 2023, 2023, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2023. Disponível em: [link] Acesso em: 10 Ago. 2024.

Cordeiro, S. P. R. L. Desenvolvimento pessoal/profissional docente na perspectiva da educação para todos. 2021. Disponível em: Repositório da Universidade de Lisboa: Desenvolvimento pessoal/profissional docente na perspectiva da educação para todos (ul.pt) Acesso em 11 Ago, 2024.

GALVÃO, T. F.; PANSANI, T. A.; HARRAD, D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Revista Epidemiologia e Saúde. v. 24; n. 2; p. 335-342.2015. Disponível em: [link] em: 21/07/2024.

GEMELLI, D. M. de S.; BOMBARDELLI, T.; PEREIRA, M. S. Libras Básico: um curso sob diferentes perspectivas na EAD. In: ANAIS DO 28° CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAçãO A DISTâNCIA 2023, 2023, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2023. Disponível em: [link] Acesso em: 10 Ago. 2024

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas S.A, 1989.

INEP. EaD registra 3 milhoes de ingressantes em 2022. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 set. 2024.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A.. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas S.A, 1992.

MANTOAN, M.T.G. Inclusão Escolar O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2015.

MINAYO, M. C. de S; DISLANDES, S. F; GOMES, R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade.Petrópolis: Vozes, 2009.

Nóvoa, A. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
Publicado
11/11/2024
CAMPOS, Rejane Souza de Assunção de; CORDEIRO, Suammy Priscila Rodrigues Leite; SILVA, Liana Deise da; COSTA, Regiane Luiza da. Formação Docente no Contexto da Inclusão via EaD: uma Revisão Bibliográfica. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 931-940. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32749.