A Escolarização em Mato Grosso: do Domínio de Saberes à Produção da Escola (1835-1842)
Resumo
Este texto tem como objeto os discursos que fizeram circular os temas da disciplinas escolares, função dos professores e efetivação curricular. O objetivo é analisar temas que vislumbravam a constituição dos sujeitos escolares. O trabalho tem referencial em Foucault (2013, 1999, 2010) para pensar conteúdos e práticas de ensinar; e contribuições de pensadores do currículo/disciplinas como Goodson (2011) e Macedo (2017) para analisar efeitos das ações escolares e a relevância da história dessas temáticas. As fontes são relatórios e normas da instrução. Tais articulações permitiram conhecer discursos que realizaram conformação dos sujeitos e processos de objetivação dos saberes e subjetivação da infância. Particularmente, pela regulamentação das ações exigidas nos comportamentos e práticas de professores,
Palavras-chave:
Professores, Disciplinas, Currículos
Referências
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MATO GROSSO. Relatório do Vice-presidente, Antônio José da Silva apresentado na abertura da Segunda sessão ordinária da Assembleia Legislativa Provincial. Cuiabá, 2 de março de 1836. NDIHR.
MATO GROSSO. Relatório do Presidente José Antônio Pimenta Bueno na abertura da terceira sessão ordinária da Assembleia Legislativa. Cuiabá, 1º março de 1837. NDIHR.
MATO GROSSO. Relatório do Presidente, José da Silva Guimarães, à Assembleia Legislativa. Cuiabá, 1º de março de 1841. NDIHR.
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NOGUEIRA-RAMIREZ, Carlos Ernesto. Pedagogia e governamentalidade: Ou da modernidade como uma sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica; 2011.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
NEVES, Dimas Santana Souza; SANTOS, João de Deus dos; JESUS, Julimary Borges de.
A Escolarização em Mato Grosso: do Domínio de Saberes à Produção da Escola (1835-1842). In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 941-950.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32750.