Um Grupo Escolar como Símbolo da Ação Republicana em Cáceres (1910-1916)

  • Veronete Dias Gomes SEDUC-MT
  • Dimas Santana Souza Neves UNEMAT
  • Francielli Paulino dos Santos UNEMAT

Resumo


Este texto tem como objeto as razões da instalação do Grupo Escolar Espiridião Marques, em 1910. O objetivo é construir uma análise da criação e a organização desse modelo escolar. Estudamos as formações discursivas e compreensões genealógicas a partir de Foucault (2000) e Magalhães (2004) As fontes são relatórios de dirigentes e regulamentações da instrução. A partir de teóricos como Carvalho (2003), Reis (2006), Silva (2011), problematizamos o projeto de reforma da instrução produzido pelos republicanos. Essa política pública produziu fundamentos da visibilidade e disciplinamento que ontribuíram para se pensar e definir o lugar sociocultural da instituição Grupos Escolar.
Palavras-chave: Reforma, Instrução Pública, Grupo Escolar

Referências

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MATO GROSSO, Mensagem dirigida Pelo Exmº. Snr. General Dr. Caetano Manoel de Faria e Albuquerque, Presidente do Estado de Matto-Grosso à Assembléa Legislativa, ao instalar-se a 2ª sessão da 10ª legislatura em 15 de maio de 1916.
Publicado
11/11/2024
GOMES, Veronete Dias; NEVES, Dimas Santana Souza; SANTOS, Francielli Paulino dos. Um Grupo Escolar como Símbolo da Ação Republicana em Cáceres (1910-1916). In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 961-970. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32752.