Historiografia de Escolas Extintas: o Desafio da Pesquisa Documental da Escola Muçulmana de Cuiabá

  • Mariana Hanae Nascimento Hayashi UFMT

Resumo


Este artigo aborda a importância da pesquisa historiográfica de escolas extintas, com foco na Escola Muçulmana de Cuiabá. Por meio da pesquisa qualitativa, foi desenvolvido um estudo sobre a necessidade da pesquisa histórica e documental, as dificuldades enfrentadas para acessar documentos públicos e o impacto disso na preservação da memória institucional. A falta de continuidade nas respostas do arquivo público responsável pela guarda da documentação destaca os desafios para pesquisadores do contexto educacional de Mato Grosso. A pesquisa também apontou lacunas e necessidades da continuidade do estudo por meio de outros procedimentos metodológicos.
Palavras-chave: História escolar, Escola Muçulmana de Cuiabá, Pesquisa documental

Referências

CABRAL, Cristiano Apolucena. Pedagogia da solidariedade: Trabalho e educação campesinos para além do Capital. Jundiaí: Paco Editorial, 2023.

CABRAL, Cristiano Apolucena. Existência, liberdade e democracia: as contradições de um sistema irracional. Marília: Lutas Anticapital, 2024.

CERTEAU, Michel. A Cultura no Plural. Rio de Janeiro: Papirus, 1995.

CERTEAU, Michel. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: Entre Práticas e Representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

GOHN, Maria da Glória. História dos Movimentos e Lutas Sociais: A construção da cidadania dos brasileiros. São Paulo: Loyola, 2006.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora Unicamp, 1990.

STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: Técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2º ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Publicado
11/11/2024
HAYASHI, Mariana Hanae Nascimento. Historiografia de Escolas Extintas: o Desafio da Pesquisa Documental da Escola Muçulmana de Cuiabá. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 971-980. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32753.