Historiografia de Escolas Extintas: o Desafio da Pesquisa Documental da Escola Muçulmana de Cuiabá
Resumo
Este artigo aborda a importância da pesquisa historiográfica de escolas extintas, com foco na Escola Muçulmana de Cuiabá. Por meio da pesquisa qualitativa, foi desenvolvido um estudo sobre a necessidade da pesquisa histórica e documental, as dificuldades enfrentadas para acessar documentos públicos e o impacto disso na preservação da memória institucional. A falta de continuidade nas respostas do arquivo público responsável pela guarda da documentação destaca os desafios para pesquisadores do contexto educacional de Mato Grosso. A pesquisa também apontou lacunas e necessidades da continuidade do estudo por meio de outros procedimentos metodológicos.
Palavras-chave:
História escolar, Escola Muçulmana de Cuiabá, Pesquisa documental
Referências
CABRAL, Cristiano Apolucena. Pedagogia da solidariedade: Trabalho e educação campesinos para além do Capital. Jundiaí: Paco Editorial, 2023.
CABRAL, Cristiano Apolucena. Existência, liberdade e democracia: as contradições de um sistema irracional. Marília: Lutas Anticapital, 2024.
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STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: Técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2º ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
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STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: Técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2º ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
HAYASHI, Mariana Hanae Nascimento.
Historiografia de Escolas Extintas: o Desafio da Pesquisa Documental da Escola Muçulmana de Cuiabá. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 971-980.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32753.