Acampamento Cachoeira/Seringal: Produção de Sentidos na Educação e Luta pela Terra

  • Nelbi Alves da Cruz UNIR
  • Agilson da Silva Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jean Piaget

Resumo


O trabalho em tela objetiva refletir sobre o processo educativo durante o acampamento, em que as trezentas e cinqüenta famílias estavam buscando melhores condições de “sobrevivência” e terem garantido o direito à terra. Teve por base teórica Freire(1996), Dussel(1995), Frizzo(2024), entre outros. Metodologicamente se utilizou da história de vida, com a abordagem sociohistórica, tendo como instrumento de coleta a entrevista, observação participante e documentos envolvendo os hoje assentados. Os resultados indicaram que o acampamento educa as pessoas, ajudando-as tomar consciência de seu papel social e de luta pela terra e defesa dos valores da família camponesa.

Palavras-chave: Acampamento, Educação, Camponeses

Referências

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Publicado
11/11/2024
CRUZ, Nelbi Alves da; SILVA, Agilson da. Acampamento Cachoeira/Seringal: Produção de Sentidos na Educação e Luta pela Terra. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 991-1000. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32755.