Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso: Desafios em Curso na Formação Docente

  • Lilian Barreto Lellis Docente da rede estadual-Barra do Garças-MT
  • Vanderlei Balbino da Costa UFJ

Resumo


O presente trabalho é um recorte da pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Educação, PPGE/UFJ-GO. Teve como objetivo analisar, através de narrativas, a percepção de professores sobre as mudanças promovidas no atendimento e na oferta da Educação de Jovens e Adultos no estado de Mato Grosso. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa baseada nas narrativas (auto)biográficas dos professores. Os resultados mostram o retrocesso na política de EJA no estado, e comprovam como as histórias de vida e as práticas desses docentes são fundamentais para a construção de um currículo sensível às realidades dos alunos da EJA.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Políticas públicas, Formação de professores

Referências

CAMARGO, Arlete Maria Monte de; FERREIRA, Diana. LUZ, Iza Cristina Prado da. Perfil, condição e formação docente no Pará. In: MAUÉS, Olgaíses et al. O trabalho docente na Educação Básica: o Pará em questão. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, p. 53-74, 2012.

ESTEVES, Maria Manuela Franco; ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de. A formação continuada de professores e a elevação da qualidade da educação básica. EccoS – Revista Científica. São Paulo, n. 51. out./dez. 2019. Disponível em: [link]. Acesso em 15 set. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica (2022-2023). Brasília: MEC, 2023.

MUYLAERT, Camila Junqueira; SARUBBI JR., Vicente; GALLO, Paulo Rogério; NETO, Modesto Leite Rolim; REIS, Alberto Olavo Advincula. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, 2014, p. 193-199. Disponível em: [link]. Acesso em 15 set. 2024.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011. Disponível em: [link]. Acesso em 15 set. 2024.

ROSSI, Fernanda; HUNGER, Dagmar. As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física. Revista brasileira Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 2, p.323-38, abr./jun. 2012. Disponível em: [link]. Acesso em 15 set. 2024.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Revista Educação, v. 39, n. 1, jan./abr. 2014, p. 39-50. Disponível em: [link]. Acesso em 15 set. 2024.

SOUZA, Kleyne Cristina Dornelas de. Narrativas, rua e construção de laços: histórias que se encontram na EJA. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 14, p. 841-858, maio/ago. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em 15 set. 2024.
Publicado
11/11/2024
LELLIS, Lilian Barreto; COSTA, Vanderlei Balbino da. Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso: Desafios em Curso na Formação Docente. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1045-1053. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32761.