A Educação das Relações Étnico-Raciais na EJA: Contribuições Teóricas de Vygotsky

  • Vilmaria Gonçalves da Silva UFMT
  • Léia Raquel Francisco Ferreira Docente da rede estadual-Cuiabá-MT
  • Maria Auxiliadora de Almeida Arruda UNIC
  • Marta Maria Pontin Darsie UNIC

Resumo


O presente estudo apresenta discussões importantes envolvendo a educação de Jovens e Adultos (EJA) e as relações étnico-raciais a partir das contribuições de Vygotsky. Tal relação pode promover reflexões sobre o percurso sócio-histórico da EJA, que foi marcado por enfrentamentos, lutas, embates políticos e pedagógicos, assim como as relações étnico-raciais. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, realizada com o objetivo de compreender como a EJA pode ser um espaço pedagógico de educação das relações étnico-raciais, a partir das contribuições teóricas de Vygotsky.
Palavras-chave: Educação de Jovens e adultos, Lei 0, 69/00, Interacionismo

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Publicado
11/11/2024
SILVA, Vilmaria Gonçalves da; FERREIRA, Léia Raquel Francisco; ARRUDA, Maria Auxiliadora de Almeida; DARSIE, Marta Maria Pontin. A Educação das Relações Étnico-Raciais na EJA: Contribuições Teóricas de Vygotsky. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1054-1063. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32762.