Balanço de Produção: um Olhar sobre as Relações Étnico-Raciais e a Formação de Professores

  • Eliara Sousa Dias UNEMAT
  • Verônica Regina Xavier UNEMAT
  • Paulo Alberto dos Santos Vieira UNEMAT

Resumo


Este trabalho tem como objetivo identificar as produções realizadas sobre as relações étnico-raciais e formação de professores na revista “Educação & Realidade” da Universidade Federal Rio Grande do Sul entre os anos de 2015 e 2024, ao passo em que busca demonstrar a importância do balanço de produção como procedimento metodológico inicial de uma pesquisa, identificando o percurso de produções já existentes sobre relações étnico-raciais. Como procedimento foi utilizada a pesquisa bibliográfica, com consulta das produções acadêmicas sobre relações raciais e formação de professores.

Palavras-chave: Relações Étnico-Raciais, Formação de professor

Referências

ABRAMOVAY, Miriam (Coord.); CUNHA, Anna Lúcia; CALAF, Priscila Pinto. Revelando tramas, descobrindo segredos: violência e convivência nas escolas. 2. Ed. Brasilia: RITLA, Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal-SEEDF, 2010.

ALCANFOR, Lucilene Rezende; BASSO, Jorge Garcia. Infância, Identidade Étnica e Conhecimentos de Matriz Africana na Escola. Educação & Realidade. Porto Alegre Vol.44 no.2. 2019.

BLANCH, Joan Pagés; GÁLVEZ, Gabriel Villalón; VARGAS, Alicia Zamorano. Enseñanza de la Historia y Diversidad Étnica: los casos chileno y español. Educação & Realidade. Porto Alegre Vol.42 no.1. jan./mar. 2017.

BRASIL. Ensino fundamental de nove anos. MEC, secretária de ensino básico. 2. Ed Brasília, 2007.

BRASIL. Lei nº 10.639/2003. Inclui a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino. Diário Oficial da União: Brasília, 2003.

______. Lei nº 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, 23 de dezembro de 1996.

BUENDGENS, Jully Fortunato. CARVALHO, Diana Carvalho de. O Preconceito e as Diferenças na Literatura Infantil. Educação & Realidade. Porto Alegre. Vol. 41 no.2. Abr./jun.2016.

CARVALHO, Ana Paula de Araújo Gomes. “A legislação favorece?” A formação continuada dos Profissionais negros de educação do município de nova iguaçu com base na lei 10.639/03 de 2006 a 2010. Dissertação (Mestrado) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2016.

CHAGAS, Waldeci Ferreira. História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica da Paraíba. Educação & Realidade. Porto Alegre Vol.42 no.1. jan./mar. 2017.

CONCEIÇÃO, Maria Telvira. Os Discursos da Racialização da África nos Livros Didáticos Brasileiros de História (1950 a 1995). Educação & Realidade. Porto Alegre Vol.42 no.1. jan./mar. 2017.

CORSARO, William Arnold; ROSIER, Katherine Brown. Narrativas de Transição, Eventos Priming, Processos Reprodutivos nas Vidas das Famílias Negras que vivem na Pobreza. Educação & Realidade. Porto Alegre Vol.44 no.2. 2019.

MASSONE, Marisa; MUÑIZ, Manuel M. Esclavitud y Afrodescendientes: sobre una propuesta de formación docente. Educação & Realidade. Porto Alegre Vol.42 no.1. jan./mar. 2017.

MEINERZ, Carla Beatriz. Ensino de História, Diálogo Intercultural e Relações Étnico-Raciais. Educação & Realidade. Porto Alegre Vol.42 no.1. jan./mar. 2017.

MILHOMEM, André Luiz Borges. A Formação inicial de professores nos cursos de Licenciatura do Campus Universitário Jane Vanini UNEMAT/Cáceres-MT em relação ao uso do computador na educação básica. Cáceres/MT: UNEMAT, 2012. 167f. Dissertação (Mestrado em educação). Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres-MT. Disponível em:Dissertação André versão final com anexos e corrigido CD... [link].

MOTTA, Flavia; PAULA, Claudemir de. Questões Raciais para Crianças: resistência e denúncia do não dito. Educação & Realidade. Porto Alegre Vol.44 no.2. 2019.

NOGUERA, Renato; ALVES, Luciana Pires. Infâncias Diante do Racismo: teses para um bom combate. Educação & Realidade. Porto Alegre Vol.44 no.2. 2019.

OLIVEIRA, Míria Gomes de; SILVA, Paulo Vinícius Baptista da; Educação Étnico-Racial e Formação Inicial de Professores: a recepção da Lei 10.639/03. Educação & Realidade. Porto Alegre Vol.42 no.1. jan./mar. 2017.

PAULA, Roberta Cristina de. Onde estão as crianças negras? Quebrando o silêncio sobre o racismo: a lei 10639/03 e suas implicações na formação inicial de professoras/es e no projeto político pedagógico das instituições educacionais. Revista Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 1241-1259, ago./ago.2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 1 set. 2023.

PEREIRA, Amilcar Araujo; ARAÚJO, Marta. Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas. Educação & Realidade. Porto Alegre Vol.42 no.1. jan./mar. 2017.

PEREIRA, Ana Emilia da Silva. Serviço Social e a Construção de uma Educação Antirracista nas Escolas do Ensino Fundamental. Revista Goitacá, v. 2, n. 1, p. 1-21, jan-jun/ 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 2 set. 2023.

RODRIGUES, Walace. Desconstruindo Discursos de Diferença na Escola. Educação & Realidade. Porto Alegre Vol.42 no.2. abr./jun. 2017.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas tipo “Estado da Arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006. Disponivel em: ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006. — Albino Nunes [link]

ROZA, Luciano Magela. Abordagens do Racismo em Livros Didáticos de História (2008-2011). Educação & Realidade. Porto Alegre Vol.42 no.1. jan./mar. 2017.

SANTOS, Elisabete Figueroa dos; PINTO, Eliane Aparecida Toledo; CHIRINÉA, Andréia Melanda. A Lei nº 10.639/03 e o Epistemicídio: relações e embates. Educação & Realidade. Porto Alegre Vol.43 no.3. jul./set. 2018.

SANTOS, G. A. dos; FRANCO, J. F. EDUCAÇÃO AFROCENTRADA: desafios para a implementação da Lei 10.639/03. 20 ANOS DA LEI 10.639/03: Trajetos e Possibilidades na Educação das Relações Étnico-Raciais. Curitiba: Editora CRV, 2022. Páginas 27-41.

SILVA, Nancy Lamenza Sholl da; PAOLI, Antonio. Entre Grietas y Puentes: infancias, marcas étnico-raciales y la formación. Educação & Realidade. Porto Alegre Vol.44 no.2. 2019.

VERGARA, Ofelia Reveco. Formación Continua de los Docentes de la Educación Infantil: ¿cuál debe ser el debate? Educação & Realidade. Porto Alegre Vol.40 no.4. out./dez. 2015
Publicado
11/11/2024
DIAS, Eliara Sousa; XAVIER, Verônica Regina; VIEIRA, Paulo Alberto dos Santos. Balanço de Produção: um Olhar sobre as Relações Étnico-Raciais e a Formação de Professores. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1090-1099. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32766.