Trabalho Pedagógico em Espaços Não Escolares: uma Análise da Práxis do Projeto Gonçalinho à Luz de Freire

  • Jenilson de Aguiar Biano UNEMAT / SEDUC-MT
  • Jane Amorim da Silva UNEMAT
  • Jucileide Alves Ribeiro UNEMAT
  • Laudemir Luiz Zart UNEMAT

Resumo


O artigo analisa a organização do trabalho pedagógico no Projeto Gonçalinho, enquanto uma experiência de educação popular que desenvolve um trabalho pedagógico comunitário em espaços não escolares, à luz da pedagogia de Paulo Freire. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados a revisão bibliográfica, entrevista com a coordenadora do projeto, observação participante das atividades pedagógicas, além da análise de atividades postadas em suas redes sociais. Os resultados demonstram que o Projeto Gonçalinho organiza seu trabalho pedagógico de forma a promover a autonomia, a criticidade e a construção coletiva do conhecimento, em consonância com os princípios das pedagogias de Freire. O trabalho destaca a relevância do projeto como um exemplo de educação popular que transcende o fazer pedagógico multidisciplinar, contribuindo para a formação omnilateral de cidadãos críticos e transformadores da sociedade.
Palavras-chave: Educação popular, organização do trabalho pedagógico, Projeto Gonçalinho

Referências

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Publicado
11/11/2024
BIANO, Jenilson de Aguiar; SILVA, Jane Amorim da; RIBEIRO, Jucileide Alves; ZART, Laudemir Luiz. Trabalho Pedagógico em Espaços Não Escolares: uma Análise da Práxis do Projeto Gonçalinho à Luz de Freire. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1144-1152. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32772.