Trabalho Pedagógico em Espaços Não Escolares: uma Análise da Práxis do Projeto Gonçalinho à Luz de Freire
Resumo
O artigo analisa a organização do trabalho pedagógico no Projeto Gonçalinho, enquanto uma experiência de educação popular que desenvolve um trabalho pedagógico comunitário em espaços não escolares, à luz da pedagogia de Paulo Freire. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados a revisão bibliográfica, entrevista com a coordenadora do projeto, observação participante das atividades pedagógicas, além da análise de atividades postadas em suas redes sociais. Os resultados demonstram que o Projeto Gonçalinho organiza seu trabalho pedagógico de forma a promover a autonomia, a criticidade e a construção coletiva do conhecimento, em consonância com os princípios das pedagogias de Freire. O trabalho destaca a relevância do projeto como um exemplo de educação popular que transcende o fazer pedagógico multidisciplinar, contribuindo para a formação omnilateral de cidadãos críticos e transformadores da sociedade.
Palavras-chave:
Educação popular, organização do trabalho pedagógico, Projeto Gonçalinho
Referências
ALENCAR, Rosalva Pereira de. Estágio curricular e práxis pedagógica em espaços não escolares: a construção de saberes docentes nos cursos de pedagogia da Unemat. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2019. Disponível em: [link] Acesso em: 25 de jul. 2024.
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ZART, Laudemir Luiz; PAEZANO, Eliane dos Santos Martinez; MARTINS, Jucilene de Oliveira. Fundamentos da Produção Social de conhecimentos. In: Produção social do conhecimento nas experiências da socioeconomia solidária no núcleo Unemat-Unitrabalho/ Laudemir Luiz Zart, Eliane dos Santos Martinez e Jucilene de Oliveira Martins (org.). Cáceres: Editora Unemat, 2019, 388p.
_____, Laudemir Luiz. “Processo de Educação Popular na Metodologia de Incubação Solidária”. In: Culturas e práticas sociais: leituras freireanas / Laudemir Luiz Zart e Loriége Pessoa Bitencourt (orgs.). – Cáceres: Unemat Editora, vol. 9. 2020. 250 p.
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
BIANO, Jenilson de Aguiar; SILVA, Jane Amorim da; RIBEIRO, Jucileide Alves; ZART, Laudemir Luiz.
Trabalho Pedagógico em Espaços Não Escolares: uma Análise da Práxis do Projeto Gonçalinho à Luz de Freire. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1144-1152.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32772.