Alinhavos entre Três Publicações da Revista Brasileira de Alfabetização - ABALF: Letramento Literário, Estratégias de Leitura e Paratextos em Foco
Resumo
O presente trabalho parte de um projeto de mestrado que investiga a importância da formação leitora durante o processo de alfabetização. O caminho metodológico que se traça para a pesquisa é o estado do conhecimento a partir de estudo bibliográfico; posteriormente, faz-se o mapeamento e realiza-se a análise de três artigos publicados na Revista Brasileira de Alfabetização ABALF, verificando como esses tratam letramento literário, estratégias de leitura e paratextos no período de aquisição da língua escrita, bem como quais os principais autores e teorias embasam tais estudos.
Referências
CERVO, A. L; VERVIAN, P.A; SILVA, R. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
GIROTTO, Cyntia e SOUZA, Renata Junqueira de (2010). “Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem”, in: SOUZA, Renata Junqueira de; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; ARENA, Dagoberto Buim e MENIN, Ana Maria. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
SOARES, Magda Becker; MACIEL, Francisca. Alfabetização. Série Estado do Conhecimento. Brasília: Brasília, 2000.