Alinhavos entre Três Publicações da Revista Brasileira de Alfabetização - ABALF: Letramento Literário, Estratégias de Leitura e Paratextos em Foco

  • Alessandra Bezerra dos Santos Andrade UFR
  • Kenia Adriana de Aquino UFR

Resumo


O presente trabalho parte de um projeto de mestrado que investiga a importância da formação leitora durante o processo de alfabetização. O caminho metodológico que se traça para a pesquisa é o estado do conhecimento a partir de estudo bibliográfico; posteriormente, faz-se o mapeamento e realiza-se a análise de três artigos publicados na Revista Brasileira de Alfabetização ABALF, verificando como esses tratam letramento literário, estratégias de leitura e paratextos no período de aquisição da língua escrita, bem como quais os principais autores e teorias embasam tais estudos.

Palavras-chave: Formação leitora, Alfabetização, Educação literária, Estratégias de compreensão leitora, Elementos paratextuais

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2004.

CERVO, A. L; VERVIAN, P.A; SILVA, R. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

GIROTTO, Cyntia e SOUZA, Renata Junqueira de (2010). “Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem”, in: SOUZA, Renata Junqueira de; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; ARENA, Dagoberto Buim e MENIN, Ana Maria. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SOARES, Magda Becker; MACIEL, Francisca. Alfabetização. Série Estado do Conhecimento. Brasília: Brasília, 2000.
Publicado
11/11/2024
ANDRADE, Alessandra Bezerra dos Santos; AQUINO, Kenia Adriana de. Alinhavos entre Três Publicações da Revista Brasileira de Alfabetização - ABALF: Letramento Literário, Estratégias de Leitura e Paratextos em Foco. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1172-1181. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32775.