Material Didático Complementar do Programa Alfabetiza-MT: Perspectivas sobre Alfabetização e Letramento

  • Izaira Aparecida da Silva UFR
  • Eunice Cardoso Lauriano Ferreira UFR
  • Sandra Regina Franciscatto Bertoldo UFR

Resumo


Esse estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento no Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Rondonópolis (PPGEdu/UFR), na linha de pesquisa Linguagem, Educação e Cultura. Objetiva analisar a concepção de alfabetização no Material Didático Complementar (MDC) do 2º ano do Ensino Fundamental, do Programa de Alfabetização “Alfabetiza-MT”, verificando se a proposta se direciona a perspectiva de alfabetizar letrando e converge para as concepções da Base nacional Comum Curricular e o Documento de Referência Curicular para Mato Grosso (DRC/MT). Resultados iniciais indicam falta de suporte para adaptar o material, afetando o letramento.
Palavras-chave: Material Didático Complementar (MDC), Alfabetização e Letramento, Alfabetiza-MT

Referências

Associação Nova Escola, Associação Bem Comum (Org.). Material didático complementar do Mato Grosso: Ensino Fundamental: 2º ano: Livro do Professor. Volume 1: 1º semestre: 1ª ed. São Paulo: 2023.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovtch. Os gêneros do discurso (1952-1953). In.: Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes e Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 277-326

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e Letramento. São Paulo: UNESP, 2004.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1. ed. 5ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2022.
Publicado
11/11/2024
SILVA, Izaira Aparecida da; FERREIRA, Eunice Cardoso Lauriano; BERTOLDO, Sandra Regina Franciscatto. Material Didático Complementar do Programa Alfabetiza-MT: Perspectivas sobre Alfabetização e Letramento. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1190-1199. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32777.