Do Simples ao Complexo: Notas sobre a Pesquisa Qualitativa pela Epistemologia Multirreferencia
Resumo
O presente texto tem por objetivo apresentar algumas perspectivas históricas que colaboraram para a ampliação do conceito clássico de ciência, advindo da modernidade, em direção a proposições mais próximas dos fenômenos humanos e sociais. Destacar o conceito de complexidade como um importante constructo para interpretação dos fenômenos humanos e sociais e a multirreferencialidade como base epistemológica possível para pesquisas qualitativas contemporâneas especialmente no campo da educação. Assim, apresentamos algumas notas sobre as perspectivas de autores como Chizzotti, Martins, Lourau, Ardoino e Morin, para contextualizar a epistemologia multirreferencial e justificá-la como importante abordagem qualitativa para o campo educacional.
Referências
CHIZZOTTI, A. As ciências humanas e as ciências da educação.v.14, n.04.São Paulo: Revista e-Curriculum, 2016. p. 1556 – 1575. Disponível em: [link] Acesso em: 17/09/2022
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2 ed. Cortez: São Paulo, 2013
LOURAU, R. Multirreferencialidade e implicação. In: BARBOSA, J. G. (org). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCar, 1998. p. 24-41
MARTINS, J. B. Contribuições epistemológicas da abordagem multirreferencial para a compreensão dos fenômenos educacionais. N 26. Revista Brasileira de Educação, 2004. Disponível em: [link] Acesso em: 22/09/2022
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 5ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.