Formação para Uso de Ambiente de Gestão Escolar por meio da Computação em Nuvem
Resumo
Abordamos o projeto de pesquisa “Aplicação de tecnologias em nuvem computacional aplicado a ambientes de gestão educacional”, desenvolvido no âmbito do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), para a instalação de sistema computacional, em ambiente virtualizado, com vistas ao aprimoramento da gestão escolar. Ademais, o projeto abarca formações junto aos sujeitos envolvidos com o uso do sistema: docentes e técnico-administrativos da SECITECI. Os resultados tratam das formações realizadas, de maneira que o sistema contribua com o cotidiano laboral e administrativo no contexto educacional especificado.
Referências
BOLL, Cintia Inês. Sabedoria digital e informática educativa: múltiplos “eus” contemporâneos enunciando numa mesma rede dialógica. In: MILL, Daniel; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Educação a distância, qualidade e convergência: sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias. São Carlos: EdUFSCar, 2016. p.89-104.
DINIZ, Eduardo Henrique. Internet das coisas. GV-executivo, v.5, n.01, p. 59, 2006.
GERE, Charlie. Digital Culture. 2ª ed. London: Reaktion Books, 2008.
OLIVEIRA, Nairobi Spiecker de; GOMES, Moises Alexandre; LOPES, Ronaldo; NOBRE, Jéferson C. Segurança da Informação para Internet das Coisas (IoT): uma Abordagem sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação, v. 17, n. 04, 2019. Disponível em: [link]. Acesso em 27 jul. 2024.
SILVA, João Victor Barbosa; CAMPOS NETO, Edmilson B. Utilização do Sistema Unificado de Administração Pública no controle de fluxos processuais: um estudo de caso. Anais... IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN, p.1464-1473, 2013.