Historiográficos da Inteligência Artificial e suas Implicações na Educação

  • Michele Marta Moraes Castro UFMT
  • Cristiano Maciel UFMT

Resumo


Este artigo pretende examinar os principais marcos históricos do desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), analisando como essas inovações impactam o campo educacional. Para isso, propomos a construção de uma linha do tempo ilustrativa que servirá como base para a análise sobre como cada um desses marcos impactou o campo educacional. A metodologia se fundamentou em um enfoque bibliográfico-documental, e é analisada pela abordagem historiográfica de Certeau (2015). Os resultados incluem marcos desde 1842 até 2024 e, em seguida, o estudo evidencia muito mais que um progresso tecnológico, pois está se formando uma construção social que está moldando o futuro da educação.
Palavras-chave: Inteligência Artificial, Historiografia, Educação

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Publicado
11/11/2024
CASTRO, Michele Marta Moraes; MACIEL, Cristiano. Historiográficos da Inteligência Artificial e suas Implicações na Educação. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1273-1282. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32786.