Percepção e Constituição das Tecnologias Digitais em Práticas Pedagógicas no Curso de Pedagogia UFMT: a Fotografia em Foco
Resumo
A pesquisa analisou as práticas pedagógicas na formação de professores, partindo do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na mediação da aprendizagem, à luz da PERCEPÇÃO defendida por Vygotsky (1991), assim como a constituição da fotografia digital no trabalho pedagógico. O amparo teórico-metodológico é consubstanciado em pesquisadores que permitem o entendimento sobre a abordagem qualitativa. O resultado sobre o uso de fotografias digitais concernentes às competências de tecnologia prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e permite concluir as TIC como elementos dinamizadores da aprendizagem ativa, desde que usado com intencionalidade no planejamento.
Referências
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Volume 1: A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. Trad. Vera Lúcia Mello Joscelyne. 1º ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2015.
De Freitas, A. Água, Ar, Terra e Fogo: Arquétipos das configurações da imaginação poética na metafísica de Gaston Bachelard. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 20, n. 39, p. 39–70, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v20n39a2006-296. Disponível em: [link] Acesso em: 4 out. 2024.
DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: teorias e abordagens. Tradução Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FRANCO, M. A. S. Práticas pedagógicas nas múltiplas redes educativas (169-188). In: LIBÂNEO, C. ALVES, N. (Org.). Temas da Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
FRANCO, M. A. S. Saberes Pedagógicos e Didáticos. In: XVIII ENDIPE 2016 – Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira. 2017 (s/p). Disponível em [link]. Acesso em: set. 2021.
MORAN, José. Metodologias e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, Solange Franci Raimundo et al. (Orgs.). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017. p. 23-35.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. v. 2. Ponta Grossa: UEPG: Proex, 2015. p. 15-33. Disponível em: [link] Acesso em: 04 de out.2024
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. 4.ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1991 [link]