A Interculturalidade e o Contexto Migratório na Escola: Contribuições Teóricas para a Prática Docente

  • Nilda Beatriz do Nascimento Lesmo UFMT
  • Cristóvão Domingos de Almeida UFMT

Resumo


Este estudo busca investigar como estudantes migrantes/refugiados constroem suas identidades culturais no contexto escolar, considerando as interações com os pares e a cultura local, adotando uma metodologia mista quantitativa e qualitativa. A pesquisa busca desvelar as interações entre estudantes migrantes e locais, além de identificar os desafios enfrentados por educadores nesse contexto. Fundamentada em autores como Stuart Hall (1987; 2006a; 2006b) e Vera Maria Candau (2008), a investigação contribui para o campo da educação intercultural, propondo práticas pedagógicas e o fomento a políticas públicas mais inclusivas, em vista de um ambiente escolar cada vez mais diversificado.

Palavras-chave: Interculturalidade, Migração, Educação

Referências

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Publicado
11/11/2024
LESMO, Nilda Beatriz do Nascimento; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de. A Interculturalidade e o Contexto Migratório na Escola: Contribuições Teóricas para a Prática Docente. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1354-1363. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32794.