O Programa Mulheres Mil e a Experiência da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação
Resumo
O presente trabalho propõe refletir sobre a experiência da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação a partir do Programa Mulheres Mil integrante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) que visa o combate às desigualdades de gênero, redução da pobreza, elevação da escolaridade e diminuição da violência contra a mulher. A proposta de estudo centra-se em uma abordagem qualitativa caracterizada pelo programa de “Metodologia de acesso, permanência e êxito” MAPE. Utiliza-se como arcabouço teórico estudos de Paulo Freire em interseção com as narrativas de vida, que coloca a reflexividade do sujeito no centro do Programa. Os resultados alcançados mostram que o uso das narrativas de vida favorece a subjetividade, aprendizagens, saberes e formação.
Palavras-chave:
Experiência, Mulheres Mil, Mapas de vida
Referências
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2020.
FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. Petrópolis: Vozes, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2020.
FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. Petrópolis: Vozes, 1993.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
COENGA, Rosemar Eurico; FIGUEIREDO, Bruna F.; ROCHA, Elinez da Silva; CAMPOS, Lairce A. de.
O Programa Mulheres Mil e a Experiência da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1364-1373.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32795.