A Disciplina de Química e a Área de Ciências da Natureza na Base Nacional Comum Curricular: uma Análise do Catálogo da Capes
Resumo
Dada a importância que a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) assume como currículo normativo, ela tem sido objeto de investigação em teses e dissertações no campo educacional. Neste contexto, com o presente trabalho, objetivou-se analisar como a disciplina de Química e a área de Ciências da Natureza da BNCC-EM foram discutidas nas produções vinculadas ao Catálogo da Capes, entre 2018 e 2023. Como metodologia, optou-se pela abordagem qualitativa do tipo levantamento bibliográfico, balizado pela Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultados, verifica se uma multiplicidade de críticas ao currículo, sobretudo por sua organização pautada em competências e habilidades.
Palavras-chave:
BNCC, Ensino Médio, Química
Referências
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
OLIVEIRA, Douglas Freitas de; MELLO, Irene Cristina de; SOARES, Elane Chaveiro.
A Disciplina de Química e a Área de Ciências da Natureza na Base Nacional Comum Curricular: uma Análise do Catálogo da Capes. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1402-1411.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32799.