A Educação das Relações Étnico-Raciais e a Formação de Professores de Biologia no Centro-Oeste: uma Revisão de Escopo Após Duas Décadas da Lei 10.639/2003

  • Shirlyjaine da Silva Francisco Ribeiro UFMT
  • Graciela da Silva Oliveira UFMT
  • Ayane de Souza Paiva UFMT

Resumo


O racismo é um problema enraizado, estrutural e institucional. Dentre os esforços para combatê-lo, o sancionamento da lei 10.639/03 é uma importante iniciativa. As universidades públicas federais, por sua alta relevância social, podem ser importantes aliadas. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar as produções científicas acerca da abordagem das relações étnico-raciais na formação de professores de biologia produzidas nas/pelas universidades públicas federais da região centro-oeste brasileira. Para isto utilizamos a metodologia de Revisão de Escopo. Foram encontrados 04 trabalhos nos critérios pré definidos. Os resultados evidenciaram a necessidade de mais pesquisas na temática.
Palavras-chave: Licenciatura em Ciências Biológicas, Relação étnico-racial, Universidades Públicas Federais

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Publicado
11/11/2024
RIBEIRO, Shirlyjaine da Silva Francisco; OLIVEIRA, Graciela da Silva; PAIVA, Ayane de Souza. A Educação das Relações Étnico-Raciais e a Formação de Professores de Biologia no Centro-Oeste: uma Revisão de Escopo Após Duas Décadas da Lei 10.639/2003. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1412-1421. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32800.