A Formação de Professores de Química e a Integração Interdisciplinar da Termoquímica pela Ótica da Complexidade

  • Larissa Kely Dantas UFMT
  • Abner Eliezer Lourenço UFMT
  • Marcel Thiago Damasceno Ribeiro UFMT

Resumo


Esta pesquisa analisa a Prática como Componente Curricular (PCC) na formação inicial de professores de Química à luz da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. A partir de análise documental e revisão da literatura, investigam-se as críticas de Morin (2000, 2005) ao pensamento reducionista e as possibilidades de integração interdisciplinar na formação docente. O paradigma da complexidade é discutido em articulação com as atividades práticas, propondo-se um modelo formativo que integre teoria e prática, promovendo uma formação crítica e reflexiva. Além disso, propõe-se uma atividade interdisciplinar em Termoquímica, conectando saberes da Química a outras áreas do conhecimento.

Palavras-chave: Paradigma da Complexidade, Formação Inicial de Professores de Química, Prática como Componente Curricular

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Publicado
11/11/2024
DANTAS, Larissa Kely; LOURENÇO, Abner Eliezer; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. A Formação de Professores de Química e a Integração Interdisciplinar da Termoquímica pela Ótica da Complexidade. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1422-1431. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32801.